Portadores de fibromialgia já podem usar vaga especial em estacionamentos de veículos em CM

por Dirceu Portugal publicado 09/07/2020 10h00, última modificação 09/07/2020 10h00

A primeira credencial de estacionamento para utilização de vaga especial foi expedida na última terça-feira (07), pela - Diretoria Municipal de Trânsito de Campo Mourão (Diretran), à uma portadora de fibromialgia que comprovou a mobilidade reduzida em razão da doença, por meio de atestado médico, a credencial é válida por 2 anos.

“É uma grande conquista para os portadores de fibromialgia que aguardam ansiosos pela carteirinha”, comentou o autor da Lei  4.051 de 13 de agosto de 2019, vereador, Sidnei Jardim. “Estamos aguardando essas carteirinhas especiais para uso das vagas de estacionamentos, para todos os portadores de fibromialgia que conseguirem comprovar por meio de laudo médico que tem mobilidade reduzida”.

A Lei da Fibromialgia instituiu direitos aos portadores da doença, tais como atendimento preferencial em órgãos públicos, bancos, empresas públicas e privadas, bem como vagas de estacionamento e em filas prioritárias, sendo estes incluídos nas vagas para idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais, sendo neste caso, necessária a apresentação de um laudo médico que comprove a dificuldade de locomoção causada pela doença.

Para que as carteirinhas sejam confeccionadas, os interessados devem ir até a Diretran, na Rua Brasil, 1547. O horário de atendimento durante a pandemia é das 07h30 às 13 horas, o telefone para contato é 3523-2175.

Para fazer a carteira, tem que ser residente em Campo Mourão, apresentar uma fotocópia do RG e de comprovante de endereço, e além desta documentação, têm que apresentar laudo médico com o número da CID (Cadastro Internacional de Doenças) e expressamente constar a mobilidade reduzida em decorrência da fibromialgia.

Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão. Foto de arquivo anterior a pandemia do COVID-19.