Prédios: Acidentes de trabalho preocupam vereador

por adm publicado 25/05/2018 08h35, última modificação 25/05/2018 08h35

A corriqueira cena de trabalhadoras domésticas penduradas em janelas de prédios e condomínios, executando serviços de limpeza sem qualquer equipamento de segurança, levou o vereador Sidnei Jardim (PPS) a apresentar requerimento na Câmara Municipal com pedido de informações a Procuradoria Regional do Trabalho. Em abril passado, na cidade de Cianorte, uma mulher que realizava a limpeza de janelas em um apartamento no sexto andar morreu após cair.

No requerimento, aprovado por unanimidade, o vereador questiona a Procuradoria Regional do Trabalho da 9ª Região se o órgão realiza algum tipo de fiscalização sobre o trabalho de limpeza de janelas realizado na maioria das vezes por domésticas, zeladoras e auxiliares de serviços gerais em condomínios e prédios de Campo Mourão.

Em caso afirmativo, os procuradores do Trabalho deverão detalhar como é feita a fiscalização. Já em caso negativo, Sidnei Jardim indagou se há possibilidade de se promover a implementação de medidas preventivas e uma fiscalização mais rigorosa para garantir a segurança desses trabalhadores.

Melhorias

Entre as melhorias que o vereador Sidnei Jardim reivindicou na última sessão do Poder Legislativo, através de indicações ao prefeito Tauillo Tezelli, estão: instalação de bancos para uso da população em frente a unidade básica de saúde do jardim Paulista, viabilização de área para a construção de praça – com Academia da Terceira Idade e parque infantil – ao lado do campo de futebol do jardim Araucária e execução de redutor de velocidade na rua Bela Vista (jardim Pio XII).

Também pleiteou a manutenção e demarcação de redutor de velocidade localizado na rua Faisão (jardim Tropical), a realização de operação tapa buracos na malha asfáltica que dá acesso ao estacionamento do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (vila Urupês) e a substituição de luminárias queimadas na avenida Manoel Nogueira (jardim Lar Paraná), na rua Laurindo Borges (centro) e na BR 158 (no trecho compreendido entre as ruas Jabuti e Antônio Gomes – jardins Esperança e Nossa Senhora Aparecida).

Em outras indicações pediu a realização de limpeza e capinagem em terrenos localizados nas ruas Faisão (jardim Tropical), Dr. Hugo Lisot (jardim Paulino) e Tubarão (conjunto habitacional Montes Claros).