Prefeitura formaliza acordo com o Tribunal de Justiça para instalação de usina fotovoltaica em terreno doado através da aprovação de projeto de Lei pela Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 06/07/2021 11h05, última modificação 06/07/2021 11h14

O governo do estado lançou na última segunda-feira (05), no Palácio Iguaçu, o Paraná Energia Sustentável. A intenção é fazer com que a produção de energia limpa no Estado, por meio de empreendimentos de pequeno porte, passe a ter uma nova dinâmica para a emissão de licenciamento ambiental, o que permite reduzir o tempo de espera pela permissão.

No evento, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), formalizou um acordo de cooperação técnica com a prefeitura de Campo Mourão, para a instalação de uma usina fotovoltaica no município. .

O empreendimento, de acordo com o desembargador José Laurindo de Souza Netto, terá capacidade de produzir energia suficiente para abastecer 25% dos  órgãos judiciais do Estado. A usina deve ficar pronta no segundo semestre de 2022. O investimento é de R$ 25 milhões.

“Para instalar a usina em Campo Mourão, a Câmara de Campo Mourão foi primordial na articulação para a aprovação do projeto de Lei da doação do terreno, localizado na Vila Guarujá, ao Tribunal de Justiça do Paraná. O projeto recebeu pareceres favoráveis das Comissões Permanentes, encaminhado ao plenário, foi aprovado por unanimidade”, comentou o presidente do legislativo, Jadir Soares (Pepita).

No segundo semestre de 2019, o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, visitou Campo Mourão para a formalização da doação do terreno. “Será a maior usina fotovoltaica de um órgão público do Brasil. Campo Mourão foi escolhida por ser uma das cidades mais ensolarada da região”, disse Pereira, ao visitar o terreno, localizado próximo a Vila Guarujá.

Conforme ele, toda a energia produzida pela usina será repassada para a Copel que irá abater no consumo do prédio do novo Fórum. “Toda a estrutura do Fórum será autossuficiente e irá consumir energia limpa”.

O desembargador também visitou o terreno onde será construído o Fórum de Campo Mourão. “Será um investimento de R$ 30 milhões que deve iniciar no próximo ano. O antigo Fórum será reutilizado pela prefeitura e o novo será mais amplo e mais também mais moderno”, lembrou.

Além dos investimentos na cidade, durante as obras serão criadas novas frentes de trabalho. “Precisamos de investimentos e geração de postos de trabalhos”, comentou Pepita.