Preservação do Black Bass é o objetivo em C. Mourão

por adm publicado 19/11/2018 08h18, última modificação 19/11/2018 08h18

Indicação legislativa que propõe a proibição da captura, embarque, transporte, comercialização, processamento, industrialização e a guarda do peixe da espécie Bass/Black Bass em Campo Mourão encontra-se em apreciação nas comissões permanentes do Poder Legislativo do Município. O autor da proposição é o vereador Edilson Martins (PR) e o objetivo é preservar a espécie por 10 anos e promover o repovoamento.

Segundo o vereador, a proibição é uma reivindicação de grupos de pescadores para que seja preservada a espécie e estimulada a pesca esportiva. A mi nuta do projeto de lei que acompanha a Indicação Legislativa autoriza a pesca da espécie apenas na modalidade “Pesque e solte”. Edilson Martins acentua que a medida fomentaria o turismo de pesca esportiva no Município “pois essa espécie de peixe não é comercializada para consumo no Brasil. No estado de São Paulo, por exemplo, a indústria de pesca esportiva tem um a movimentação de R$ 500 milhões”.

A minuta do projeto de lei permite ainda a pesca para fins científicos e prevê a celebração de parcerias pela Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente com instituições públicas ou privadas de pesquisa com a finalidade de monitorar os estoques pesqueiros.