Presidente da Câmara participa da audiência do novo modelo de pedágio para o Paraná

por Dirceu Portugal publicado 22/04/2021 15h01, última modificação 22/04/2021 15h01

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), participou nesta quinta-feira (22), por videoconferência, da 13ª audiência pública realizada pela Frente Parlamentar da Assembleia Legislativa do Paraná, sobre as concessões rodoviárias que vencem neste ano e que está discutindo em todo o estado, o novo modelo de pedágio para as rodovias estaduais e federais do Paraná.

Campo Mourão e os municípios vizinhos serão afetados pelo Lote 5 da concessão, que inclui trechos da rodovia BR-369 entre Cascavel, Campo Mourão e Maringá, e também trechos das rodovias BR467 e BR-163 entre Cascavel, Toledo e Guaíra, além de trechos das rodovias BR-158 e PR-317, com previsão de que todos os 429 quilômetros sejam duplicados.

De acordo com os parlamentares responsáveis pelas audiências, é consenso o desejo dos paranaenses de que a licitação aconteça pelo modelo de menor tarifa, ao contrário do que é proposto pelo Governo Federal, que limita o percentual de desconto oferecido pelas empresas concorrentes no modelo híbrido. “O Paraná se posiciona por uma licitação pelo menor preço de tarifa, obras logo no início do contrato e a garantia formal de que as empresas executarão as obras. Uma garantia efetiva, se necessário, um depósito de caução em dinheiro”.

A proposta do Ministério da Infraestrutura é para a concessão de 3.327 quilômetros de rodovias estaduais e federais divididos em seis lotes com 42 praças de pedágio, sendo 15 a mais do que o modelo atual. O processo licitatório para a concessão das rodovias que cruzam o Paraná foi questionado junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).