Presidente da Câmara propõe a instalação de bueiros inteligentes na cidade

por adm publicado 10/12/2019 17h05, última modificação 10/12/2019 17h05

O vereador e presidente da Câmara de Campo Mourão, Olivino Custódio sugeriu a prefeitura, através de uma indicação, apresentada na sessão ordinária da última segunda-feira (09), a instalação de cestas de coleta de resíduos sólidos, chamados "bueiros inteligentes".

Trata-se de um suporte de captação de resíduos sólidos, instalados no interior dos bueiros, que irá reter esse material, melhorando o escoamento dos canais pluviais e também, evitando que todos os resíduos parem no interior dos rios do município.

“A grande quantidade de lixo sólido - garrafas pets, copos descartáveis, sacolas plásticas e até mesmo, dejetos que caem das árvores – acelera o entupimento, colaborando com alagamentos em dias de chuvas torrenciais, comprometendo também toda a rede pluvial, e causando transtornos aos moradores”, justificou Custódio.

Conforme ele, a ideia e a sugestão para instalação dos suportes nos bueiros surgiram após conversas com moradores que enfrentaram problemas de alagamentos após o entupimento dos bueiros. “Esses suportes irão evitar o entupimento dos bueiros, os transtornos aos moradores e principalmente, que o material pare dentro dos rios”.

A indicação apresentada em sessão ordinária será enviada a prefeitura.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal