Presidente da Câmara sugere a criação de programa para auxiliar trabalhadores informais e microempreendedores atingidos pela terrível pandemia do COVID-19

por Dirceu Portugal publicado 31/03/2023 16h30, última modificação 31/03/2023 16h37

Edilson Martins protocolou uma Indicação na Câmara de Campo Mourão sugerindo ao prefeito Tauillo Tezelli, a busca por parcerias com entidades governamentais e não governamentais, com o objetivo de criar um programa que ofereça empréstimos a juros zero e pagamentos parcelados aos microempresários, microempreendedor Individual (MEIs) e aos trabalhadores informais em Campo Mourão.

De acordo com o presidente da Câmara, Edilson Martins, a ideia é auxiliar os microempresários, microempreendedor Individual (MEIs), e trabalhadores informais que sofreram grande impacto econômico no período da terrível pandemia do novo coronavírus (COVID-19). “A prefeitura poderá buscar parcerias emergenciais para operacionalização do programa, disponibilizando a linha de crédito, oriunda do programa Paraná Recupera, através da Fomento Paraná, instituição financeira de economia mista com capital social majoritariamente pertencente ao estado do Paraná", explicou.

Além de impactar a saúde da população e sobrecarregar os serviços de saúde, a pandemia resultou em uma combinação de efeitos sociais e econômicos que agravam as desigualdades estruturais da sociedade.

O número de desempregados no Brasil como reflexo da pandemia chegou a ultrapassar as 15 milhões de pessoas, com isso houve a elevação da informalização do trabalho.

Segundo dados de um estudo da Universidade Johns Hopkins (JHU), os números de mortos pela Covid-19 ultrapassou os 5 milhões no mundo. No Brasil foram cerca de 700 mil óbitos.