Presidente da Câmara sugere parcerias no combate a dengue

por Dirceu Portugal publicado 14/02/2024 17h40, última modificação 14/02/2024 17h40

O crescente número de casos positivos de dengue na Região de Campo Mourão, que já contabiliza cerca de 1.115 pessoas infectadas, levou o presidente da Câmara de Campo Mourão, Edilson Martins, a protocolar um Requerimento de Urgência na Casa Legislativa, solicitando informações ao Poder Executivo da possibilidade do município realizar parcerias com o Tiro de Guerra e outras entidades para auxiliar os agentes de endemias em uma força tarefa no combate à dengue em Campo Mourão. O Requerimento de Urgência foi aprovado na última sessão ordinária da Casa de Leis.

Campo Mourão contabiliza cerca de 67 pacientes infectados pelo mosquito Aedes aegypti, segundo um boletim divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (SESA), no início do mês. “O pedido foi feito tendo em vista o aumento expressivo de caso de dengue no município, e também no nosso estado. De acordo com uma publicação no site da prefeitura em 24/01/2024, o mais recente levantamento do Índice de Infestação (LIRA), divulgado dia 12 de janeiro, verificou 1.866 imóveis, dos quais 117 apresentavam focos do mosquito, sendo a maior parte em lixo encontrado nas residências. Diariamente mais de 80 pessoas com sintomas de dengue são atendidas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou PA do Lar Paraná”, comentou Martins.

Segundo ele, por conta do crescente número de casos na região e em Campo Mourão, é importante a intensificação nas ações contra o mosquito. “É de extrema importância a intensificação nas ações de força tarefa e conscientização da população, para que haja uma redução nos casos de dengue em nosso município”.