Presidente do Lar dos Idosos recebe honraria em comemoração aos 50 anos da instituição

por Dirceu Portugal publicado 15/12/2022 18h09, última modificação 15/12/2022 18h09

A Câmara de Campo Mourão entregou na manhã desta quinta-feira (15), ao presidente do Lar dos Idosos, Joaquim e Sant´Ana, padre Adilson Naruishi, a Comenda 10 de Outubro em comemoração aos 50 anos de criação da instituição que abriga idosos em Campo Mourão.

A autora da honraria, vereadora Naiany Hruschka Salvadori, em seu discurso homenageou os fundadores, enalteceu os antigos e atuais moradores e agradeceu a administração do Lar.

“Não poderíamos deixar passar em branco esses 50 anos de uma instituição que tem feito muito pelos moradores de Campo Mourão. São 50 anos de serviços prestados, de doações dos cidadãos que ajudaram a construir o município. Gratidão à direção do Lar, aos servidores que se doam pelo bem estar dos nossos idosos. Quando chegamos ao fim da nossa jornada em que ajudamos tanto, muitas famílias não podem acolher os seus queridos com os cuidados que eles merecem, e o Lar consegue e tem feito isso com maestria, abraçando cada família mouraoense. Obrigado a todos pela dedicação com os nossos idosos”, disse Naiany.

O Lar dos Velhinhos Frederico Ozanam - que em 2021 passou por mudanças na administração – e atualmente é denominado Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana, foi inaugurado em 1972 contando com 12 internos na época.

“A Instituição Lar dos Idosos Joaquim e Sant´Ana existe por conta de pessoas, não só de quem serve, mas também daqueles que são acolhidos e é nossa razão de servir. Existe situações em que a família não tem condições de manter o idoso em sua casa, e também ainda existe situações em que o idoso não tem família. Hoje podemos dizer que o nosso Lar é verdadeiramente uma casa, graças a toda uma historia que foi construída em 50 anos. Nasceu pela ideia de um homem extremamente religioso, da necessidade do município e há meio século vem oferecendo um serviço de excelência. Nossos idosos são felizes, valorizados e muito bem cuidados  na Instituição”, enfatizou o presidente do Lar dos Idosos, padre Adilson Naruishi.

Hoje, a instituição cuida de 55 idosos e conta com uma capacidade para até 65 idosos. “Agradeço pelo reconhecimento da comenda. Essa honraria representa muito para a instituição que funciona através de parcerias e a Câmara é nossa parceira. Às vezes imaginamos que um Lar é um lugar que abriga apenas pessoas menos favorecidas, a nossa prioridade é essa, mas se olharmos a história do Lar, iremos perceber quantos que por ali passaram ou que ainda estão e que tiveram uma vida maravilhosa, porém quis o destino morar conosco e ser cuidado por nós. Independente do jeito de ser, de estilo de vida ou da história, todos quando entram são tratados iguais, sem distinção e se tornam uma família. Os idosos ocupam um lugar importante no Lar e enquanto estivermos na direção, vamos lutar e fazer tudo para garantir o melhor aos idosos, para que a dignidade deles seja colocada acima de qualquer coisa. A vida, a realização e a felicidade sejam verdadeiramente reconhecidas e valorizadas por todas as pessoas”, disse Naruishi.

Segundo ele, o reconhecimento da Câmara com a honraria tem um papel fundamental na instituição. “Esse reconhecimento da Câmara será uma forma de continuarmos acreditando que vale a pena fazer esse serviço, gastar o nosso tempo aqui para que no céu possamos ganhar muito tempo ao lado de Deus. Agradeço a Câmara e a prefeitura pela parceria que tem mantido o Lar aberto”.

Para o presidente do Legislativo, Jadir Soares (Pepita), o Lar tem um papel fundamental no cuidado com os idosos de Campo Mourão. “Gratidão ao trabalho de todos que se dedicam por cada pessoa que passou ou que está acolhido no Lar. Parabéns pelo trabalho exemplar”, destacou Pepita.