Programa de saúde vocal para professores em Campo Mourão

por adm publicado 16/10/2018 08h07, última modificação 16/10/2018 08h07

A implantação do projeto Viva Voz, voltado à saúde vocal dos professores que atuam na Rede Municipal de Ensino de Campo Mourão, é a meta dos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) e Elvira Schen Lima (PPS). Com a iniciativa, eles querem promover a prevenção e tratamento de disfonias – que é a dificuldade na emissão da voz com suas características naturais - nos professores.

Pela proposta, o programa deverá oferecer assistência preventiva na Rede Pública de Saúde, com a realização de cursos teóricos e práticos, além da distribuição de material informativo sobre a voz. Por exemplo, a cartilha “Voz – Instrumento de Trabalho”, que orienta sobre o uso adequado da voz profissionalmente.

Um fonoaudiólogo deverá coordenar o programa, que terá caráter fundamentalmente preventivo. No entanto, uma vez detectado alguma disfonia, deverá garantir ao professor pleno acesso a tratamento fonoaudiólogo ou médico.

Entulhos

O vereador Tucano também apresentou indicação legislativa para que a administração municipal encaminhe projeto de lei ao Poder Legislativo dispondo sobre a implantação do Programa de Reciclagem de Entulhos da Construção Civil e Demolição.

A proposta prevê a instalação de um centro de transbordo desses resíduos visando incentivar a utilização de materiais recicláveis oriundos do processo de construção civil e demolição, no intuito de estimular projetos de construção sustentável.