Projeto de Lei proíbe tráfego de caminhões no centro de CM

por Dirceu Portugal publicado 15/09/2021 16h15, última modificação 15/09/2021 16h13

Um projeto aprovado pelos 13 vereadores na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão reduz o peso de caminhões que trafegam pelas ruas centrais da cidade.

O projeto de autoria do vereador Marcio Berbet altera o dispositivo da Lei 2882, de 10 de março de 2012, que proíbe o tráfego de caminhões de carga com peso superior a 16 toneladas - sendo veículo mais carga - no perímetro central, que compreende entre as ruas Araruna e Interventor Manoel Ribas e as Avenidas Jorge Walter e João Bento.

Pelo projeto aprovado, o peso cai para seis toneladas. “A proibição será para caminhões com peso superior a seis toneladas, sendo veículo mais carga”, comentou Berbet.

Segundo ele, a medida é um compromisso público assumido, que prevê a criação e a efetivação de um programa voltado ao trânsito inteligente. “As empresas que necessitam carregar e descarregar mercadorias em suas lojas, na área compreendida pelo Perímetro da Zona Central devem disponibilizar depósitos fora desta área e transportar suas mercadorias para este perímetro em veículos com porte inferior seis toneladas, veículo mais carga”.

Berbet acredita que a redução no peso dos caminhões irá tornar o trânsito melhor com menos pontos de congestionamentos. “Vai evitar congestionamentos nas vias públicas, facilitando a locomoção de veículos, ciclista, pedestre e outros. Além de frisar a sustentabilidade do município, evitando a emissão – pelos caminhões - de poluentes. A medida irá padronizar os carregamentos, visando o crescimento do Polo Industrial de Campo Mourão, proporcionando novos empregos e o crescimento econômico ao município, além de melhoria no trânsito nos horário de pico e a redução do desgaste do asfalto na zona urbana, com o excesso de peso”, diz.