Projeto pretende tirar cavalos das ruas e rodovias de CM

por adm publicado 10/05/2019 09h12, última modificação 10/05/2019 09h12

A aprovação pelos vereadores da Câmara de Campo Mourão e a sanção pelo município, de um projeto de Lei, deverá tirar das ruas e rodovias do município, veículos de tração animal.

De autoria do vereador, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), o projeto - que está tramitando na Câmara -, pretende reduzir gradativamente o número de veículos de tração animal que circulam nas ruas da área urbana de Campo Mourão. “O objetivo do projeto é evitar que esses animais passem fome e sofram maus tratos, pelos proprietários. Muitas vezes os animais passam o dia todo sem se alimentar corretamente, e quando não desenvolvem certa velocidade, são maltratados”, conta o vereador.

Segundo ele, além dessa condição, as carroças tem atrapalhado o fluxo de veículos. “O município está crescendo e nos últimos anos, a mobilidade e a acessibilidade no trânsito tem sido um problema, por conta do aumento de veículos automotores. A redução no número de veículos de tração animal, também irá contribuir com o fluxo de veículos e com a mobilidade urbana”.

Tucano explica ainda, que a proposta do projeto não é a proibição imediata. “As carroças tornam o trânsito mais lento e perigoso. A proposta do projeto, não é uma proibição imediata dos veículos de tração animal, mas a criação de um programa de redução gradativa do trânsito deste tipo veículo”.

De acordo com o projeto, fica estabelecido o prazo de 10 anos para que seja proibida, em definitivo, em áreas urbanas, a circulação de veículos de tração animal e a condução de animais com carga, com exploração do animal para essas finalidades.

No início da semana, um acidente na BR-272, entre Campo Mourão e Farol, envolvendo uma camionete e uma charrete, custou à vida de um cavalo. Com fraturas nas pernas e afundamento de crânio e peito, o animal, após ser atendido por membros da PAIS – Protetores de Animais Independente, foi sedado e em seguida, sacrificado.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal