Proposta: Opção de hospital particular nos atendimentos do SAMU

por adm publicado 18/10/2018 08h05, última modificação 18/10/2018 08h22

A proposta para que os pacientes atendidos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) possam, em Campo Mourão, optar para serem removidos a hospitais privados ou ala particular de hospital público tramita na Câmara Municipal. A iniciativa é do vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

Com a medida, a expectativa do vereador é contribuir no sentido de desafogar o setor de emergência de hospitais que atendem pelo sistema público, além de aprimorar o serviço realizado pelo SAMU. “Os locais de atendimento municipal ficariam com uma demanda menos excessiva, desafogando o fluxo e permitindo melhores condições aqueles que dependem tão somente desse tipo de atendimento. Ou seja, do atendimento público municipal”, observa o vereador.

Pelo projeto de Lei apresentado, a opção poderá ser feita pelo paciente ou a família. Porém, caberá ao médico regulador, juntamente com a equipe de atendimento emergencial, avaliar o melhor procedimento para o paciente, levando em conta o estado físico, a gravidade do caso e se o hospital atende o plano de saúde do paciente.

Servidores

O vereador Cabo Cruz também apresentou indicação legislativa que propõe mudança na lei que instituiu o Plano de Cargos e o Sistema de Evolução Funcional dos Servidores Públicos da administração direta de Campo Mourão. Segundo o autor da proposta, a medida tem por “objetivo garantir promoção horizontal por nível de habilitação aos servidores estáveis do Município que concluírem o curso de doutorado, uma vez que a legislação atual estabelece 10 graus de promoção para aqueles que concluírem o mestrado ou doutorado, o que prejudica aqueles que concluíram os dois cursos”, explica.