Proposta: Templo dos pastorinhos de Fátima em Campo Mourão

por adm publicado 04/09/2017 16h19, última modificação 04/09/2017 16h19

Foi em Campo Mourão que aconteceu o milagre da recuperação do menino Lucas (de Juranda), por intercessões das irmãs Carmelitas residentes no convento existente no Município. Por esses motivos, o vereador e advogado Miguel Batista Ribeiro (PRB) iniciou gestões para que seja construído um templo religioso na cidade com imagens de Santo Francisco e Santa Jacinta, os pastorinhos de Fátima.

Em requerimento apresentado na sessão que a Câmara Municipal realizou nesta semana, o vereador propôs o envio de expediente ao secretário estadual de Esporte e Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, além do deputado Márcio Nunes, para que intercedam junto ao Governo do Paraná para viabilizar a construção do templo. Apresentado em regime de urgência, o requerimento foi aprovado por unanimidade e o pedido já foi encaminhado pelo Poder Legislativo de Campo Mourão.

A intenção é criar um local dedicado aos mais novos santos católicos e perpetuar para as futuras gerações a participação de Campo Mourão no processo que levou a canonização dos irmãos Francisco e Jacinta. O acidente com o menino Lucas, que caiu de uma altura de sete metros, aconteceu em março de 2013, em Juranda, onde reside com a família, mas foi na Santa Casa de Campo Mourão que ele foi atendido e se recuperou. O estado do menino - com graves lesões cerebrais - era crítico e as irmãs Carmelitas, de Campo Mourão, receberam pedido da família para que orassem pela recuperação de Lucas. Poucos dias depois, após ser submetido a cirurgia, Lucas se recuperou e teve alta, sem ficar com sequelas. Uma cura inexplicável até mesmo para os médicos.

O milagre foi atribuído a intercessão de Nossa Senhora de Fátima e dos pastorinhos Francisco e Jacinta, que foram canonizados pelo Papa Francisco no dia 13 de maio último, na celebração dos 100 anos da aparição de Nossa Senhora em Fátima, Portugal. O milagre ocorrido em Campo Mourão foi reconhecido pela igreja Católica e foi fundamental no processo que levou a canonização dos novos santos.

Turismo Religioso

Além de perpetuar a participação de Campo Mourão no processo de canonização, o vereador Miguel Ribeiro entende que a construção de um templo dedicado a Santo Francisco e a Santa Jacinta vai propiciar um espaço próprio para oração aos seus devotos. Acrescenta ainda que a iniciativa certamente contribuirá para o fortalecimento do turismo religioso em Campo Mourão e região, que já possuem várias ações de sucesso na área, como a Rota da Fé, festival de música Cristo é Nosso Show, etc.