Qualificação da mão-de-obra feminina em Campo Mourão

por adm publicado 05/09/2017 10h19, última modificação 05/09/2017 10h19

Gestões para que a prefeitura de Campo Mourão institua o Programa Pró-Mulher, voltado a qualificação da mão-de-obra feminina, estão sendo desenvolvidas pelo vereador Jadir Soares - "Pepita" (PPS). Nesta semana, ele apresentou indicação legislativa na sessão da Câmara Municipal para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei ao Poder Legislativo criando o programa.

"Sabe-se que a presença das mulheres no mercado de trabalho vem aumentando a partir de 1970 e que isso se deve aos movimentos organizados das mulheres e também pela necessidade de aumentar o ganho familiar, associado às modificações no processo produtivo e na organização do trabalho", explica o vereador. Segundo ele, o número de famílias pobres chefiadas por mulheres já alcançou 25 por cento do universo brasileiro, de acordo com o IBGE. A maioria, porém, em funções que não exigem qualificação.

Ainda segundo informações estatísticas, as taxas de desemprego e subemprego entre as mulheres são superiores à do homem. Ou seja, apesar do número crescente de mulheres no mercado de trabalho, a presença tem se limitado a engrossar a categorias de trabalhos "desfavorecidos". Acrescenta ainda o vereador que os dados do IBGE mostram claramente que o baixo nível de escolaridade é excludente no mercado de trabalho.

Jadir Soares ressalta que o programa "Pró-Mulher" tem como foco as mulheres arrimo de família que estejam desempregadas ou em situação precária de trabalho, que deverão ser cadastradas à medida que demonstrem interesse em participar. Também deverão ser cadastradas empresas públicas ou privadas, órgãos ou entidades, universidades, ONG's e outras instituições que aceitem atuar como parceiros no programa.

Melhorias

O vereador do PPS também apresentou indicações na Câmara Municipal para que a prefeitura providencie a construção de campo de futebol suíço na comunidade rural do KM 128 e realize o asfaltamento da rua das Tilápias (entre as ruas Luiz da Silva Rézio e Tarumã), na vila Cândida. Não sendo possível o asfaltamento, que o trecho ao menos seja cascalhado.