Quinta-feira: Audiência sobre segurança rural

por adm publicado 05/09/2017 08h38, última modificação 05/09/2017 08h38

A Câmara Municipal de Campo Mourão realiza audiência pública na próxima quinta-feira (22/6), a partir das 19 horas, sobre "Segurança Rural". Destaca o vereador Edson Battilani, autor da proposição para a realização do encontro, que são necessárias ações urgentes visando coibir o crescente avanço da criminalidade e insegurança enfrentada pelos moradores da área rural do Município.

A audiência pública vai acontecer no plenário da Câmara Municipal e a intenção é debater o enfrentamento do problema e a buscar soluções cabíveis. Para o encontro foram convidados representantes de todos os órgãos de segurança instalados em Campo Mourão, bem como de entidades representativas do meio rural, de empresas que atuam no agronegócio, cooperativas, lideranças do setor e produtores rurais. O deputado estadual Márcio Nunes confirmou presença e o encontro poderá contar também com a participação de representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública.

Edson Battilani acentua que os roubos e furtos acontecem com frequência no meio rural, a ponto de tirar a liberdade dos agricultores, que estão mudando hábitos para evitar prejuízos e até a violência. Ele ressalta ainda que o número de ocorrências envolvendo propriedades rurais não é claramente conhecido por problema de falta de estatística atualizada "já que muitas vítimas sequer procuram a polícia para registrar os casos. Notícias de roubo de animais, máquinas e equipamentos, além de insumos agrícolas, ocorrem com frequência em Campo Mourão", adianta o vereador.

A audiência pública - aberta a todos os interessados - será conduzida pela Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública do Poder Legislativo, que é presidida pelo vereador Jadir Soares - "Pepita". Outros dois vereadores compõem a comissão: Cícero Pereira de Souza e Roberto Cruz Mendes - "Cabo Cruz".