Representantes de instituições financeiras sugerem vacinação em massa e cartilha para diminuir filas em bancos

por Dirceu Portugal publicado 22/06/2021 10h49, última modificação 22/06/2021 10h49

A vacinação em massa dos bancários e a produção de uma cartilha explicativa foram às sugestões apresentadas por funcionários de instituições financeiras durante a audiência pública, promovida pela Câmara de Campo Mourão, para tentar encontrar uma solução em torno do atendimento em tempo de pandemia nas agências bancárias do município.

Ao todo foram mais de duas horas de debates entre vereadores membros da Comissão Permanente de Saúde, Educação e Segurança Pública, que conduziu o evento remoto, o autor da proposta da audiência pública, vereador Marcio Berbet e representantes do Procon, da Federação dos Bancos (FEBRABAN), Sindicatos dos Bancários, Ministério Público, Associação Comercial, proprietários de lotéricas e gerentes das unidades bancárias instaladas em Campo Mourão.

“A categoria está sofrendo muito com a Covid-19. Eram 162 bancários na cidade, três foram a óbitos e 40 foram contaminados. Em um dos casos, uma agência teve 50% dos funcionários contaminados. A vacinação em massa daria mais segurança, desta forma poderíamos pensar em um atendimento de melhor qualidade”, enfatizou o Sindicato dos Bancários.

Segundo a categoria, além de todas as dificuldades por conta da pandemia, as instituições financeiras fecharam agências, houve corte no quadro de funcionários e exigência da prova de vida. “Em plena pandemia, muitas pessoas não precisariam estar na fila para fazer a prova de vida, foi um erro”.

A produção de uma cartilha explicativa com informações detalhadas sobre os aplicativos das agências bancárias disponíveis aos usuários que necessitam fazer a prova de vida foi uma das sugestões apresentadas durante a audiência pública. “Dessa forma não haveria a necessidade dos usuários estarem na agência para realizar essa apresentação de documentação. Quase todas as operações podem ser realizadas através dos aplicativos”, lembraram representantes da categoria dos bancários.

Para amenizar/reduzir o tempo de espera nas filas, o vereador Tio Leco, sugeriu a contratação de funcionários por parte das instituições financeiras. “Acredito que seria a única forma de reduzir as constantes filas e reclamações dos clientes, obrigados a perder tempo nas incansáveis filas”.

O autor da proposta da audiência pública, vereador Marcio Berbet, lamentou a falta de propostas das instituições bancárias para reduzir o tempo de espera para atendimento no interior dos bancos. “Estou triste, esperava algo melhor como resultado dessas duas horas de debate”, disse.