Sancionada Lei do Dia da Proteção, Respeito e Voluntariado das causas animais em CM

por adm publicado 08/05/2019 11h08, última modificação 08/05/2019 11h08

Os vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade e o prefeito Tauillo Tezelli sancionou, durante a semana, uma Lei de autoria dos vereadores, Sidney Ronaldo Ribeiro, (Tucano), e Elvira Schien (PPS), instituindo o Dia municipal da Proteção e Respeito aos Animais e Dia do Voluntário de Proteção aos Animais em Campo Mourão. A data será comemorada no primeiro sábado do mês de outubro.

A causa animal ganhou enfoque nos últimos anos por conta da quantidade de animais abandonados e maltratados. Segundo uma estimativa da Organização Mundial da Saúde, existe no Brasil mais de 30 milhões de animais abandonados, sendo 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Em cidades de grande porte, para cada cinco habitantes há um cão, destes, 10% estão abandonados. No interior, a situação não é diferente. Em muitos casos, o número chega a ¼ da população humana.

“Ser um voluntário da causa animal traz vantagens não apenas para os animais, mas para todos os envolvidos e comemorar o Dia do Voluntário de Proteção aos Animais, é uma forma de agradecer as pessoas que se dedicam a este trabalho sem receber nada em troca, a não ser o carinho dos animais que precisam de atenção e ajuda”, comentam os autores do projeto, vereadores Tucano e Elvira Schien.

Eles lembram ainda, que a campanha deve ser difundida e instrumentalizada. “A sua implantação pode assumir uma ferramenta social importantíssima nos dias atuais”.