Sanepar apresenta a estatal aos vereadores de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 24/02/2021 13h12, última modificação 24/02/2021 13h12

Sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto, tarifa social, parcerias, atendimento a população de Campo Mourão, obras de ampliação, reformas, modernizações em estações de tratamento e investimento da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), no município, foram o temas abordados pela equipe técnica da estatal – de economia mista – durante uma reunião com os vereadores no plenário da Câmara de Campo Mourão.

Participaram do evento, o presidente da Câmara, vereador Jadir Soares (Pepita), Paulo Pilate, Tucano, Tio Leco, Marcio Berbet, Elvira Schen, Bina, Toninho Machado e Miltinho do Cidade Nova, e a equipe da Sanepar, comandada pela gerente regional, Araceli Stella e os técnicos Graziela, Vera e Aurélio.     .

Durante a reunião, os parlamentares questionaram o abastecimento de água na cidade no período de stress hídrico, ocorrido no início do ano. “Passamos pela estiagem com muita tranquilidade por conta do Rio do Campo ser um rio muito bom em termos de água. Além disso, estamos sempre trabalhando com planos para não faltar água para a população”, comentou a gerente regional da Sanepar, Araceli Stela.

O contrato entre a estatal e o município foi um dos temas abordados pelo presidente da Câmara, vereador Jadir Soares (Pepita). “O aditivo ao contrato foi feito em 2006 para a prestação de serviços de saneamento no município pelos próximos 30 anos e vence em 2036”, disse Stela.

O contrato determina as metas dos serviços de água e de esgoto na cidade e os investimentos da Sanepar para o cumprimento dos indicadores. A cobertura com rede coletora de esgoto que hoje é de 88% deverá chegar a 94%, e o atendimento com água potável deverá ser mantido para 100% da população.

Em uma de suas explanações, o vereador Marcio Berbet, solicitou à Sanepar o fornecimento de máscaras aos usuários do Parque do Lago. “Com muita frequência tenho presenciado adultos e crianças sem máscaras, até parece que a doenças só atinge os adultos”, comentou. “Vamos fazer o pedido para matriz em Curitiba”, afirmou a gerente regional da estatal.

Ao final do evento, os parlamentares agradeceram a apresentação com dados da Sanepar. “São informações importantes que podem ser repassadas aos moradores, quando nós vereadores, somos questionados”, comentaram os vereadores.