Saúde presta contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 29/09/2021 16h56, última modificação 29/09/2021 16h56

Por cerca de uma hora e meia, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, apresentou aos vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão, documentos com dados referentes ao 2º quadrimestre deste ano sobre a Saúde de Campo Mourão. A Comissão de Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Naiany Hruschka Salvadori e Bina. Os vereadores Tio Leco, subtenente Macedo, Marcio Berbet e Paulo Pilatte também participaram da audiência.

Dados com o montante e fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.

Segundo o relatório apresentado pelo secretário, o investimento do município com o setor chegou próximo dos 18%, o que está acima da exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é 15%. A receita da pasta foi de R$ 77,1 milhões e despesas pagas de R$ 71,8 milhões.

Uma das preocupações manifestadas pelos vereadores foi quanto à unidade de Saúde 24 horas. “A UPA tem capacidade para atender toda a demanda e está conseguindo dar todo o atendimento necessário. O custo é de R$ 1,7 milhão por mês para manter mais uma unidade com atendimento de forma integrada. Não é pelo custo, mas não há necessidade de mais uma unidade 24 horas”, comentou o secretário.

Segundo o secretário, o local de funcionamento do antigo 24 horas, foi todo revitalizado para atendimento à Saúde com a Clínica de Especialidades para atendimento à mulher e à criança e também como Pronto Atendimento das 7 às 23 horas. “Por conta das extremidades, o Centro de Especialidades foi criado”.

O vereador Marcio Berbet sugeriu atenção especial ao Centro Social Urbano. “O local já está sendo reformado com uma contrapartida da Faculdade Integrado – pela implantação do curso de Medicina”, explicou o secretário de Saúde.