Saúde presta contas à Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de CM

por Dirceu Portugal publicado 24/02/2022 16h28, última modificação 24/02/2022 16h28

Por cerca de uma hora e meia, o secretário municipal de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos, apresentou aos vereadores da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara de Campo Mourão, documentos com dados referentes ao 3º quadrimestre de 2021 sobre a Saúde em Campo Mourão.

A Comissão de Finanças e Orçamento é composta pelos vereadores Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), Naiany Hruschka Salvadori e Bina. Os vereadores Subtenente Macedo, Marcio Berbet, Miltinho Cidade Nova, Paulo Pilatte e o Escrivão Parma também participaram da audiência.

Foram apresentados dados do montante e fonte de recursos aplicados, as auditorias realizadas e a oferta e a produção de serviços na própria rede assistencial, na rede contratada e na conveniada.

Segundo o relatório apresentado pelo secretário, o investimento do município com o setor chegou a 17,79, o que está acima da exigência da Lei de Responsabilidade Fiscal, que é 15%.

Uma das preocupações dos vereadores foi quanto ao sistema de Telemedicina, onde o médico poderá consultar o paciente de forma online, por um sistema de vídeo chamada. Ou seja, o paciente será atendido sem que seja necessário ir até o consultório. O novo serviço deverá estar disponível à população a partir do dia 7 de março, com médicos que atendem na Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

“É uma ferramenta desenvolvida por uma startup de Campo Mourão que irá desafogar os serviços públicos de saúde e agilizar o diagnóstico de pacientes. Porém, se o médico que estiver atendendo achar que a pessoa precisa de atendimento presencial ele já orienta o paciente a procurar o serviço” comentou o secretário.

Conforme ele, não será necessário baixar um aplicativo. “Basta ter um smartphone com câmera e um acesso à internet e em poucos instantes a pessoa estará conectada com um dos médicos da prefeitura”, explicou Sérgio Santos.