Semana de Incentivo ao Ciclismo é sancionada e vira Lei em CM

por adm publicado 06/05/2019 15h55, última modificação 06/05/2019 16h11

Os treze vereadores da Câmara de Campo Mourão aprovaram por unanimidade nas sessões ordinárias do mês de abril e o prefeito, Tauillo Tezelli, sancionou no início deste mês, um projeto de Lei de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro, (Tucano), Instituindo no calendário oficial do município, a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo.

A semana será realizada entre os dias 13 a 19 de novembro com diversas ações para incentivar a utilização das ‘bikes’ como meio de transporte alternativo, prática esportiva, na proteção ao Meio Ambiente e cuidados com a Saúde.

Pelo projeto, durante a semana do Ciclismo, serão realizadas campanhas de conscientização visando à proteção de ciclistas no trânsito, respeito às ciclovias e orientações aos ciclistas motoristas e pedestres sobre direitos, deveres e responsabilidades no uso dos espaços em vias públicas.

O vereador Tucano, autor do projeto, lembrou ainda, que a prefeitura também poderá organizar competições e eventos de ciclismo em vias e espaços públicos com a participação da sociedade civil, atletas amadores e atletas profissionais de ciclismo. “O projeto está pautado no fato de que para a sustentabilidade do planeta, a bicicleta foi considerada o transporte do Século XXI, sendo um meio de transporte não poluente e não motorizado que vem crescendo em todos os lugares do mundo, principalmente nas grandes cidades, figurando como alternativa para sistema de transporte de deficientes e em engarrafamentos”.

Praticante do Ciclismo, Tucano garante que a modalidade esportiva fornece diversos benefícios aos praticantes e a população. “Seu incentivo pelo Poder Público é de primordial importância, razão pela qual a Semana Municipal de Incentivo ao Ciclismo será um evento que dará destaque à prática do esporte”.

Ele argumenta ainda, que além dos benefícios,  o projeto de Lei objetiva aumentar o número de praticantes às atividades esportivas no ciclismo, incentivar a população para a conscientização de uma vida saudável e com lazer. “O Ciclismo é saúde garantida”, diz.

Para o presidente do Legislativo, vereador Olivino Custódio, o projeto além de proporcionar ações voltadas aos cuidados com a Saúde da população, também vai incentivar o comércio e a economia de outros setores que estarão diretamente ligados nos eventos realizados no município. “O projeto é muito bom e vai proporcionar inúmeros benefícios aos moradores de Campo Mourão”.

Texto e Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal