Servidores, vereadores e terceirizados testam negativo ao vírus SARS-CoV-2

por Dirceu Portugal publicado 26/06/2020 18h39, última modificação 26/06/2020 18h39

Todos os setenta e um servidores, funcionários terceirizados e vereadores da Câmara de Campo Mourão, testaram negativo ao vírus SARS-CoV-2, Covid-19, em exames realizados no período da manhã e tarde desta sexta-feira (26).

O teste de anticorpo, feito com o sangue de uma “furadinha” na ponta do dedo da mão direita, para detectar o Covid-19, foi realizado, no Centro da Juventude, por funcionários da secretaria municipal de Saúde, após uma assessora do Poder Legislativo, testar positivo para o novo coronavírus (Covid-19), no último domingo (21).

Por conta do caso da servidora infectada com o vírus SARS-CoV-2, a presidência da Câmara determinou no último domingo (21), a suspensão - a partir da segunda-feira (22) – dos trabalhos presenciais internos e o retorno do sistema home office.

A funcionária apresentou os sintomas de perda de olfato e paladar, procurou atendimento e após realizar o exame, foi diagnosticada com o novo vírus. A assessora está em isolamento domiciliar.

“Todos os 71 funcionários que realizaram o exame contra o Covid-19, testaram negativo”, comentou o secretário de Saúde, Sérgio Henrique dos Santos.

Além dos testes, técnicos de uma empresa terceirizada - contratada pela Câmara -, realizaram na última quinta-feira (25), o processo de desinfecção com o Combacter 800 em todo o prédio do Poder Legislativo. O desinfetante à base de amônia quaternária é indicado para desinfecção e higienização de paredes, pisos, instalações e equipamentos e foi aplicado no plenário, nas salas de reuniões, gabinetes dos vereadores, corredores, garagem e nos acessos internos e externos do prédio.

As sessões ordinárias e as reuniões das Comissões Permanentes devem continuar sendo realizadas por videoconferências. “Continuamos reforçando nosso compromisso em tempos de Covid-19, que é com a saúde dos funcionários da Casa de Leis e com a Saúde da população”, lembrou o presidente da Câmara, Olivino Custódio.

Segundo ele, desde o início da pandemia do novo coronavírus, em março, a Câmara está tomando todas as precauções. “Estamos seguindo os protocolos orientados pelos órgãos de Saúde na prevenção ao Covid-19. Os funcionários do grupo de risco foram dispensados e todos os setores contam com álcool gel”.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.