Setembro: Mortalidade infantil será tema de audiência pública

por adm publicado 05/09/2017 15h15, última modificação 05/09/2017 15h15

Por unanimidade, a Câmara Municipal aprovou requerimento apresentado em regime de urgência pelo vereador Edilson Martins (PR) para que seja realizada audiência pública com a finalidade de discutir a questão da mortalidade infantil em Campo Mourão. O evento será realizado no dia 19 de setembro e também vai tratar de questões relacionadas às mortes pós-parto, natimorto e gravidez de risco no Município.

Edilson Martins explica que propôs a realização da audiência pública em razão do preocupante crescimento da mortalidade infantil no Município. Também ressalta que no encontro deverá ser discutida não apenas a situação atual, mas também ações e medidas para diminuir o índice de mortalidade infantil.

Para a audiência pública - que vai acontecer no plenário da Câmara Municipal, a partir das 19 horas - serão convidados os integrantes do Comitê da Mortalidade Infantil, a chefe da 11ª Regional de Saúde, a secretária municipal da saúde e o chefe da Vigilância Epidemiológica. Também serão convidados os presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) e da Associação de Câmaras Municipais da Microrregião Doze (Acamdoze), além de representantes de outras entidades.

Informações

Através de outros requerimentos, Edilson Martins solicitou ao prefeito Tauillo Tezelli e a diretora geral da 11ª Regional de Saúde, Elenita de Cássia Menosse Mortean, diversas informações e esclarecimentos relacionados à questão da mortalidade infantil em Campo Mourão.

Ao órgão estadual, o vereador pediu relatório detalhado sobre os índices de mortalidade infantil (tanto natimorto como também morte pós-parto) atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), referente ao período de janeiro de 2016 a julho de 2017. Já a prefeitura solicitou relatório detalhado com os índices de mortalidade infantil (tanto natimorto como morte pós-parto) atendidos pelo SUS no período de janeiro de 2016 a julho de 2017. Também requereu relatório com os nomes dos médicos ginecologistas que atendem pelo SUS (com seus respectivos locais e dias de atendimento) e dos índices de atendimento as gestantes com gravidez de risco.

Transporte aéreo

Outro requerimento do vereador Edilson Martins foi para que o prefeito Tauillo Tezelli e o governador Beto Richa formalizem parceria para viabilizar recursos com a finalidade da construção de piso (com via de acesso de ambulância) para a aterrissagem e decolagem de helicóptero ao lado do Hospital Santa Casa de Campo Mourão.

O local utilizado atualmente para o pouso de helicóptero que transportam pacientes não possui piso, o que provoca muita poeira, causando transtornos a toda a equipe envolvida nas ações. Também o acesso de ambulância é crítico (principalmente em dias de chuva).