Terça-feira: Mérito Desportivo para Luciano Jorge Holler

por adm publicado 05/09/2017 15h07, última modificação 05/09/2017 15h07

Nesta terça-feira (22/8), após a sessão ordinária, a Câmara Municipal de Campo Mourão realiza sessão solene para fazer a entrega de Título de Mérito Desportivo ao atleta mourãoense Luciano Jorge Holler. A cerimônia – aberta ao público - está marcada para começar às 19h30min no Plenário Vereador José Pereira Carneiro.

A outorga da honraria é resultado de projeto de resolução apresentado pelo vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT) e subscrito por outros 11 vereadores.

O homenageado

O atleta nasceu em 5 de outubro de 1979 e, aos cinco anos, sua família mudou-se de Campo Mourão para Goioerê, onde – influenciado por filmes e séries exibidas pela televisão - começou a se interessar por artes marciais.

Em 1994, Luciano conquistou sua primeira medalha. Para ajudar nas despesas da família, passou a conciliar os treinos com o trabalho de cobrador em uma locadora de fitas de videogame. Aos 17 anos, já faixa marrom, participou de uma seletiva e foi escolhido para disputar o campeonato mundial, no Canadá. Sem patrocínio e sem condições de custear a viagem, sua mãe vendeu todos os animais que possuía no imóvel rural que residia e conseguiu pagar todas as despesas.

Luciano Holler foi vice-campeão e no retorno a Goioerê desfilhou pelas ruas da cidade no caminhão do Corpo de Bombeiros. No final do mesmo ano tornou-se faixa preta pela Confederação Brasileira de Karatê Inter Estilos. O retorno para morar em Campo Mourão foi quando tinha 18 anos, com o intuito de atuar como instrutor de karatê.

No ano de 2003, na Argentina, sagrou-se campeão mundial. No ano seguinte casou-se com a bailarina Pamela (integrante do Corpo de Baile Municipal) e em 2006 nasceu seu primeiro filho: Lucianinho. Também migrou para a Confederação Brasileira de Karatê, vinculada ao Comitê Olímpico Internacional, competindo por Santa Catarina e São Paulo (mas residindo em Campo Mourão).

Em 2008, com a ajuda da esposa (que preparava-se para o exame de faixa preta), o atleta abriu seu primeiro Dojo, localizado próximo a Escola Educare. “Modesto, medindo apenas 8x4 metros, o Dojo atendia crianças da escola e os alunos mais antigos que o seguiam”, destaca o currículo que acompanha o projeto de resolução em tramitação no Poder Legislativo.

Seu currículo aponta ainda que em 2013 foi vice-campeão dos Jogos Abertos do Paraná (poucas semanas depois de sofrer um acidente). No ano seguinte foi campeão geral paranaense. No mesmo ano, uma costela fraturada o tirou da final dos JAP’s. Em 2015 foi campeão geral paranaense e campeão Sul Americano em quatro modalidades diferentes, além de conquistar medalha de ouro nos JAP’s. Uma comissão de arbitragem o indicou ainda como Atleta Destaque e assim recebeu a medalha Orgulho Paranaense.

No ano de 2016 foi novamente campeão paranaense e campeão brasileiro. Já em abril passado, Luciano foi novamente campeão nas modalidades de Kata (luta imaginária) e Humitê (combate) na etapa paranaense do Campeonato Brasileiro de Karatê.