Tipo sanguíneo e Fator RH de recém-nascidos e da mãe

por adm publicado 04/07/2018 08h25, última modificação 04/07/2018 08h25

Um dos projetos que o vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – Tucano (PR) apresentou na Câmara Municipal, no primeiro semestre deste ano, dispõe sobre a obrigatoriedade hospitais e maternidade de Campo Mourão a fazerem a inserção do tipo sangue e do Fator RH do recém-nascido e de sua mãe nos documentos fornecidos.

Destaca o autor do projeto que essas informações são de grande importância para todas as pessoas “pois, habitualmente, poucos sabem a sua tipagem sanguínea e muitos não possuem nenhuma informação”, acentua. Observa ainda que tratam-se de informações de fundamental importância em casos, por exemplo, de acidentes ou doenças graves que necessitem de transfusão de sangue.

O vereador Tucano também apresentou projeto de lei que institui o programa Conhecendo a Câmara Municipal de Campo Mourão. Estimular o civismo e desenvolver a cidadania entre os estudantes, proporcionar aos alunos o conhecimento das atividades desenvolvidas pelo Poder Legislativo e as funções do vereador; apresentar aos visitantes os setor da Câmara Municipal (inclusive os gabinetes dos vereadores e o plenário), bem como as atividades desenvolvidas, são os objetivos. O projeto prevê ainda a realização de conversas de cunho educativo, expondo a importância do voto consciente para contribuir com a formação de eleitores sérios e comprometidos.

Honraria

No primeiro semestre deste ano, o vereador Tucano também apresentou projeto de resolução que concede o Título de Cidadania Honorária de Campo Mourão ao médico Danilo Leão Sousa, pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

Graduado pela Universidade Federal de Dourados (MS) e com título de especialista em Medicina de Família e Comunidade, o homenageado radicou-se em Campo Mourão no início de 2013. Atualmente é Médico da Família e Comunidade da Equipe 12 da Estratégia da Família do jardim Paulista, plantonista do Posto 24 Horas e médico de Família e Comunidade no consultório MD Vida em Campo Mourão.

O projeto de resolução é assinado também pelos vereadores Jadir Soares – Pepita, Olivino Custódio, Miguel Batista Ribeiro, Edilson Martins, Cícero Pereira de Souza, Edson Battilani, Sidnei Jardim, Edoel Rocha, Elvira Schen, Nelita Piacentini e Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz.