Toninho Machado sugere a aquisição do aparelho Pikluc para uso nas UBSs

por Dirceu Portugal publicado 29/11/2023 18h09, última modificação 29/11/2023 18h09

Na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, no início desta semana, o vereador Toninho Machado apresentou uma Indicação, sugerindo ao Poder Executivo, a aquisição do aparelho Pikluc para uso nas Unidades Básicas de Saúde do município.

O aparelho, alivia a dor da injeção, e é indicado principalmente para crianças que tem medo de agulhas e injeções. O Pikluc possui mini pontas que, pressionadas sobre a pele - local - da aplicação da agulha, sensibilizam os nervos da região, diminuindo a sensação de dor causada pela injeção.

Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), o anestésico é um dos procedimentos adotados para aliviar as dores na hora da aplicação da injeção intramuscular, aquela que o medicamento vai diretamente ao músculo, tornando a mais incomoda por penetrar mais fundo nos braços ou glúteos.

“O PikLuc é um aparelho inovador que alivia a dor na hora da injeção. Ele ajuda a tranquilizar a criança e/ou adulto com medo de agulha”, explicou Machado.