Trânsito mais calmo e com menos vítimas será discutido durante Fórum em CM

por adm publicado 16/04/2019 10h12, última modificação 16/04/2019 10h12

Os 13 vereadores da Câmara de Campo Mourão, a Polícia Militar, a Diretoria de Trânsito, o Departamento de Trânsito do Paraná, as Polícias Rodoviária Estadual e Federal, o Tiro de Guerra e as secretarias de Saúde e Educação, se reúnem no dia 30 de maio, no Primeiro Fórum do Trânsito, para discutir ações para melhorar o trânsito da cidade, tornando-o mais calmo.

Os números de acidentes, com vítimas, vêm aumentando e está deixando autoridades e moradores perplexos.  “Não dá para aceitar que uma cidade com cerca de 95 mil habitantes, tenha um dos trânsitos mais violentos do estado do Paraná”, afirmou o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio.      

O evento acontece a partir das 19 horas no plenário da Câmara e faz parte do encerramento da campanha Maio Amarelo, que neste ano teve como tema principal, “Trânsito, o sentido é a vida”.

As diretrizes do Primeiro Fórum foram discutidas e definidas em reuniões na Câmara com vereadores, autoridades e especialistas em trânsito. “Temos de apresentar propostas que possam ser aplicadas com resultados positivos, senão perdemos tempo”, lembrou o vereador, professor Cicero.

Edson Battilani, acredita que se houver mudança de comportamento também  haverá redução nos números de acidentes com vítimas. “Havendo mudança de comportamento de motoristas e pedestres, os números caem”, diz o vereador.

Nos últimos anos várias ações foram discutidas, inclusive em parceria com diversas entidades de Campo Mourão no sentido de reduzir os índices de acidentes. O Brasil tem um dos trânsitos mais violentos do mundo.

Um estudo do Instituto de Pesquisas em Transportes da Universidade de Michigan, realizado em 193 países com base em dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), aponta que, no Brasil, morrem mais pessoas no trânsito do que por outras causas consideradas graves, como câncer, doenças cardiovasculares e até homicídios.

 

 

Texto e Fotos: Dirceu Portugal/ Câmara Municipal