Treze vereadores mirins eleitos são diplomados

por adm publicado 04/06/2019 09h45, última modificação 05/06/2019 13h46

Os 13 vereadores mirins eleitos no programa Parlamento Jovem 2019 de Campo Mourão, coordenado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e desenvolvido em parceria com Sesi, foram diplomados pelo Fórum Eleitoral de Campo Mourão, na última sexta-feira (31). O passo seguinte dos eleitos é a posse na Câmara de Vereadores, que deve acontecer nos próximos dias.

Conforme o professor de Ciências Políticas do Colégio Sesi, Silvio Cesar Coelho, os alunos puderam filiar a partidos ‘de fantasia’, disputar convenções partidárias, ser candidatos e, serem diplomados. “O próximo passo será ‘assumir’ a cadeira na Câmara Municipal, que deve acontecer nos próximos dias”, lembrou Coelho. Segundo ele, os eleitos vão simular, na Câmara, a votação de projetos. “A ideia é debater temas de interesse da cidade e desenvolver nos estudantes a consciência sobre o processo político”, contou.

Os 13 vereadores mirins, número de cadeiras na Câmara de Campo Mourão – foram eleitos no dia 15 de maio. Ao todo 27 alunos se candidataram, sendo que dois desistiram. Na escolha pelo voto, 13 foram eleitos, 12 meninas e um menino.

“A Câmara está com as portas abertas para receber e orientar os vereadores mirins eleitos”, comentou o presidente da Câmara, vereador Olivino Custódio.

A diplomação foi acompanhada pelos vereadores Edson Battilani, Sidnei Jardim, professor Cicero, Nelita Piacentini, Edoel Rocha, Cabo Cruz e Edilson Martins.

Os vereadores lembraram que, a consciência política precisa ser formada nos vereadores mirins. “Essa oportunidade será uma forma de criar uma consciência cidadã e política. Temos que superar o atual momento de crise política através de novos ensinamentos aos jovens”.

Segundo o Juiz Edson Jacobussi Rueda Junior, Diretor do Fórum, Desembargador Joaquim de Oliveira Sobrinho, os vereadores mirins terão a oportunidade de aprender muito e repassar aos outros alunos, toda a carga de conhecimento que irão adquirir durante o mandato. “Esse projeto não é brincadeira. Vocês serão representantes dos alunos na escola. Boa sorte a todos, aproveitem ao máximo”.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal