Triagem do Autismo nas UBS

por adm publicado 16/10/2018 08h11, última modificação 16/10/2018 08h11

“A detecção dos sinais de risco para transtornos do espectro do autismo nos primeiros anos de vida traz ganhos consideráveis para o desenvolvimento da criança, desde que a descoberta seja seguida de acompanhamento adequado”, destaca o vereador Roberto Cruz Mendes – Cabo Cruz (PSL).

Por esse motivo, o vereador apresentou indicação legislativa para que o prefeito Tauillo Tezelli encaminhe projeto de lei a Câmara Municipal instituindo a aplicação do teste de triagem do autismo em crianças entre os 18 e 36 meses atendidas nas unidades básicas de saúde (UBS) de Campo Mourão.

O teste é realizado mediante a utilização do questionário Modified Checklist for Autism in Toddlers (M-Chat), que constitui-se numa escala de rastreamento que pode ser utilizado com o objetivo de identificar traços de autismo em idade precoce. O questionário tem 23 questões do tipo sim/não. Por se tratar de um teste de uso livre, tão somente clínico, não envolvendo laboratórios nem custos adicionais, a adoção na Rede Municipal de Saúde não implicará em novos gastos.

Na justificativa da indicação legislativa, em tramitação na Câmara Municipal, o vereador Cabo Cruz sugere à prefeitura a celebração de parceria com instituição de ensino superior que ofereça o curso de Psicologia ou correlatos para auxiliar na aplicação do teste.

Lupus

Outra indicação legislativa apresentada pelo vereador do PSL propõe ao Poder Executivo a instituição da Semana de Conscientização e Orientação sobre o Lúpus Eritematoso Sistêmico em Campo Mourão, com a implantação ainda de programa municipal.

Trata-se de uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, cujos sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (meses) ou mais rapidamente (semanas).