Vereadores pedem ao Executivo envio à Câmara do projeto ‘EMARANHADO DE FIOS’

por Dirceu Portugal publicado 15/04/2021 14h30, última modificação 16/04/2021 08h21

Quem olha de longe pode até pensar se tratar de um ninho de pássaro ou uma teia de aranha, mas basta chegar um pouco mais perto para avaliar melhor a imagem bucólica que se forma no alto dos postes em Campo Mourão. Aos poucos a imagem se transforma num emaranhado de fios e cabos de concessionárias de serviços de energia, de telefonia, de internet e de TV a cabo.

Além de poluir a paisagem, o ‘bolo’ de fios dá um aspecto de desorganização e quando arrebentam - com as ventanias ou em quedas de árvores e postes – colocam em risco a integridade dos pedestres, motoristas e usuários das vias públicas.

Por conta destes problemas gerados pelos cabos e fiação excedentes, muitas vezes abandonados nos postes, os vereadores protocolaram na Câmara de Campo Mourão, uma indicação legislativa, aprovada na última sessão ordinária, solicitando a prefeitura o envio ao Legislativo de um projeto de Lei que dispõe sobre a obrigatoriedade de remoção dos cabos e fiação aérea, excedente e sem uso, instalados por concessionárias que operam ou utilizam a rede aérea dentro das divisas territoriais do município.

“O objetivo do pedido do envio do documento ao Legislativo é de responsabilizar as concessionárias prestadoras de serviços telefonia, de difusão de imagens e sons, internet, ou qualquer outro relacionado à rede aérea, para que possam remover os cabos e a fiação por elas instalados, quando em excesso e sem uso”, comentaram os vereadores.

Conforme eles, o excesso de fios em postes deve ser removido, uma vez que o seu acúmulo desnecessário pode comprometer a segurança dos pedestres, motoristas e usuários das vias públicas. “O cabeamento e a fiação aérea desordenada contribuem em muito para a poluição visual das ruas da cidade, onde andando pelas ruas diariamente, sempre nos deparamos com fios e cabos destas concessionárias, muitas vezes arrebentados, ou caídos em cruzamentos e canteiros das ruas e avenidas, atrapalhando os transeuntes que por ali passam”.

Os parlamentares são unânimes que o pedido de envio do projeto para a Câmara, irá auxiliar na organização da cidade. “A remoção dos cabos excedentes vai promover a revitalização urbana da cidade, ao contribuir com o fim da poluição visual, visto que fios soltos, dependurados ou enrolados tornam o cenário hostil e sobre tudo, sua exposição em certas ocasiões corresponde a um risco iminente de acidentes”, lembram.