Tucano propõe “Vou de Bike” e Empresa Amiga do Ciclista

por adm publicado 17/09/2018 18h29, última modificação 17/09/2018 18h29

Em breve, Campo Mourão poderá contar com o programa “Vou de Bike”, inclusive com a outorga do selo Empresa Amiga do Ciclista. É que na Câmara Municipal tramita indicação legislativa de autoria do vereador Sidney Ronaldo Ribeiro – “Tucano” (PR) que propõe ao prefeito Tauillo Tezelli a implantação do programa.

“O objetivo é incentivar a popularização do uso da bicicleta enquanto modal de transporte urbano”, explica o vereador. Ele ressalta que Campo Mourão tem avançado em seu crescimento “e incentivar o transporte limpo, como o uso de bicicletas – por ser um meio de transporte não motorizado – é de extrema importância”, destaca Tucano na justificativa da proposição.

Porém, na avaliação do vereador, a adesão ao uso da bicicleta como meio de transporte (não de lazer), ainda é tímido. Entende ele que se faz necessário a elaboração de política de incentivo ao uso diário de bicicleta que possa criar uma cultura favorável aos deslocamentos cicloviários.

A minuta do projeto de lei que acompanha a indicação legislativa propõe que às empresas sejam incentivadas a criar estruturas físicas para guardar bicicletas. Como incentivo, as indústrias, empresas e lojas que tenham estacionamento de bicicletas e vestiário apropriado para seus trabalhadores passariam a ter desconto no IPTU, além de receber o selo Empresa Amiga do Ciclista.

Melhorias

Tucano também protocolou indicações para que a prefeitura providencie a construção de redutor de velocidade na rua Nossa Senhora Aparecida (vila Cândida), realize operação tapa buraco ou recape na rua das Araucárias (jardim Araucária) e execute serviços de manutenção em bueiros localizados na rua Maria Olímpia Jardim (jardim Isabel) e nas avenidas Ney Braga (jardim Nossa Senhora Aparecida) e Armelindo Trombini (jardim Flora II).