Uso de postes será debatido hoje a noite durante audiência pública na Câmara de CM

por adm publicado 23/10/2019 14h45, última modificação 23/10/2019 14h45

A Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão convidou representantes do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Procon, prefeitura, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Copel, operadoras de telefonia e de empresas de internet, entre outras, para participar de uma audiência pública onde será debatido uma forma de eliminar ou amenizar a exposição do excesso de fios em postes da cidade. A audiência pública acontece nesta quarta-feira (23), no plenário da Câmara, com início às 19 horas.

A iniciativa de propor a audiência foi do vereador Sidnei Jardim, após observar a quantidade de fios arrebentados e soltos nas vias públicas. “É comum observarmos em postes por toda a cidade fios arrebentados e soltos nas vias públicas, ou ainda, amarrados em árvores. Na maioria dos casos, essa fiação pertence a empresas dos ramos de telefonia fixa, internet e TV a cabo, entre outras”, comentou Jardim.

Ele explica que a intenção da Audiência Pública é discutir o problema e encontrar soluções viáveis para que a situação não continue a ocorrer no município. “Além de causar uma grande poluição visual, pode causar prejuízos ao sistema de distribuição, comprometendo os postes e as próprias instalações. Além disso, expõe ao risco toda a população, principalmente idosos e crianças, que por vezes passam próximo à fiação exposta sem saber se está conectada a energia elétrica ou não”.

Para o presidente da Câmara, Olivino Custódio, a participação da comunidade na audiência pública é de fundamental importância para ajudar em sugestões na solução desse problema que afeta a todos. “Não podemos deixar que esse emaranhado de fios coloque em risco os usuários das calçadas, dos canteiros e das vias públicas”, disse Custódio.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara Municipal