Vacina contra Covid-19 para pessoas infectadas em tratamento, pede presidente da Câmara

por Dirceu Portugal publicado 02/06/2021 16h15, última modificação 02/06/2021 16h15

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), protocolou um requerimento, aprovado na última sessão ordinária do Legislativo, direcionado ao governo do estado, solicitando prioridade na imunização de pessoas infectadas pela Covid-19. A vacina seria aplicada em pessoas que estão em tratamento de fisioterapia, independente da idade do paciente.

Pepita lembra que segundo estudos, as sequelas pós-Covid estão relacionadas à doença viral e ao tempo de permanência prolongada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O tratamento, após a alta é de extrema importância, visto que muitos pacientes apresentam implicações em sua capacidade pulmonar, dores musculares e articulares, perda de equilíbrio e sensibilidade, fraqueza muscular, entre outras intercorrências. Por se tratar de uma doença nova, não se sabe o tempo exato de recuperação, por isso a importância de fazer um acompanhamento com profissional da fisioterapia, entre outros tratamentos de reabilitação”.

O requerimento, conforme o vereador, tem por objetivo priorizar as pessoas já acometidas pelo vírus da Covid-19. “E também que já ficaram internadas em Unidade Terapia Intensiva (UTI), e estão em tratamento de fisioterapia para sua recuperação. A vacina iria reduzir os possíveis riscos de sintomas graves em caso do paciente ser infectado novamente”.