Vereador faz desabafo sobre atendimento na UPA

por Dirceu Portugal publicado 12/04/2022 17h09, última modificação 12/04/2022 17h09

O vereador Claudemir Macedo de Souza (Subtenente Macedo) utilizou o espaço da Palavra Livre, durante a sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, para fazer um desabafo sobre o mau atendimento presenciado na Unidade de Saúde Básica (UPA), na última sexta-feira (08).

De acordo com o parlamentar, ele chegou à unidade de Saúde para visitar um amigo e antes de entrar, foi questionado por moradores sobre a longa demora nos atendimentos. “Procurei a responsável pela UPA e antes de ser atendido, presenciei uma enfermeira ser extremamente grosseira e mal educada com um senhor que aguardava atendimento para o filho. O pai ainda comentou que caso reclamasse do mau atendimento da enfermeira, poderia ser preso por desacato”, disse.

Macedo lembra ainda, que tentou conversar com a enfermeira, mas foi mal atendido. “Ela me ignorou, virou as costas e fechou a porta. Entendo que a demanda é grande, ninguém está fazendo o favor em atender os pacientes. Todos os funcionários recebem salários – pagos pela população – e deveriam atender bem os pacientes”, lembrou Macedo. “Já recebi inúmeras denúncias de mau atendimento na UPA, lamentável essas situações. Vamos conversar com o prefeito e com o secretário de Saúde para tentar uma solução para tudo isso”, afirmou Macedo.

O vereador Tio Leco, também comentou a respeito dos atendimentos na unidade de Saúde. “O paciente precisa de urgência no atendimento, mas o funcionário está em conversas no aplicativo de mensagens instantânea (whatsApp). Os moradores não podem ser tratados com tamanho desprezo, esperando horas nas filas. Ou pior ainda, esperar que o funcionário ou o médico termine a conversa no whatsApp. Seria importante a proibição do celular para os profissionais da Saúde em atendimentos a população”, disse Leco.

O vereador Marcio Berbet lembrou as necessidades dos moradores quando se dirigem a UPA. “Quando um morador vai até a unidade de Saúde, ele precisa de atendimento, não vai para brincar. O atendimento não é gratuito, todos pagam para ter um atendimento de excelência. Se é tão ruim, porque tanto médicos atendem pelo SUS?”, indagou Berbet.