Vereador participa do início das construções do Condomínio do Idoso

por Dirceu Portugal publicado 12/06/2023 17h01, última modificação 12/06/2023 17h01

O vereador e 1º vice-presidente da Mesa Executiva da Câmara de Campo Mourão, Miltinho Cidade Nova, o prefeito Tauillo Tezelli e o deputado estadual Douglas Fabrício - participaram no último domingo (11), do início das obras de construção do Condomínio do Idoso de Campo Mourão.

O condomínio - que será construído em um terreno doado pelo município - localizado ao lado do Residencial Arnaldo Bronzel terá 40 unidades adaptadas para idosos através do programa Viver Mais Paraná. Serão investidos mais de R$ 7 milhões.

O projeto será coordenado pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), que também recebe as inscrições dos interessados, conforme os critérios do programa. Além das residências, os moradores que forem contemplados poderão usufruir de diversas estruturas e equipamentos de uso comum, como academia ao ar livre, ambulatório, biblioteca, centro de convivência, piscina térmica, horta comunitária e quiosques de jogos.

O condomínio é destinado a pessoas com 60 anos ou mais e que ganham de 1 a 6 salários mínimos. A comprovação de renda é importante porque os idosos têm que pagar uma taxa de condomínio, equivalente a 15 por cento de um salário mínimo. O pagamento não pode comprometer o orçamento dos idosos com remédios ou alimentação.

O candidato não pode ter casa própria. É dada preferência para aqueles de mais baixa renda, pessoas com deficiência, em situação precária ou que vivem em área de risco. A partir das inscrições, há uma análise para ver se os candidatos se encaixam nos critérios. E é criada uma fila de espera.

O projeto contempla idosos sozinhos ou casais, desde que os dois tenham mais de 60 anos. Uma vez aprovado, o idoso pode ocupar o imóvel por tempo indeterminado, mas não chega a ser uma propriedade. A partir da desocupação, seja por vontade própria, falecimento ou outros motivos, as pessoas na fila são chamadas. A ideia é que esse imóvel esteja sempre ocupado.