Vereador pede a instalação de energia elétrica em propriedade rural

por Dirceu Portugal publicado 06/07/2020 17h01, última modificação 06/07/2020 17h01

O parlamentar Edoel Rocha protocolou um requerimento, aprovado na última sessão ordinária virtual da Câmara de Campo Mourão, solicitando o envio de expediente ao deputado federal Rubens Bueno, para intervir junto a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), para que a autarquia - vinculada ao Ministério de Minas e Energia - elabore uma resolução permitindo a ligação de energia elétrica em propriedades rurais, especialmente em chácaras cuja área seja inferior a 20 mil metros quadrados.

Segundo Rocha, atualmente a Copel não faz a ligação de energia elétrica individualizada em áreas rurais menores que 20 mil metros quadrados com o argumento de que o INCRA não permite fazer as ligações. “Por outro lado também se recusa a fazer as ligações por não ser considerada área urbana, já que evidentemente se trata de área rural”.

O vereador argumenta que por conta disso, os proprietários de pequenas áreas, menor que 20 mil quadrados, localizadas em área rural ficam impedidos de colocar energia elétrica de forma individualizada em suas chácaras. “Independentemente da finalidade, seja a chácara para lazer ou para construção de um aviário ou hortifrutigranjeiro”, diz.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.