Vereador pede a suspensão do corte de água e luz durante pandemia do vírus SARS-CoV-2

por Dirceu Portugal publicado 31/03/2020 17h03, última modificação 31/03/2020 17h03

O vereador Edoel Rocha protocolou na Câmara de Campo Mourão, um requerimento solicitando a suspensão no corte de luz e água por falta de pagamento nos meses de março, abril e maio, período crítico da pandemia causada pelo vírus SARS-CoV-2, (Covid-19).

O documento, que será encaminhado ao governador do estado, Ratinho Junior, foi aprovado na última segunda-feira (30), durante a primeira sessão ordinária virtual, em 72 anos de história do Legislativo.

“O pedido é para que o governador intervenha junto a Copel e a Sanepar para que nos meses de março, abril e maio, as ligações de energia elétrica e água, não sejam suspensas (cortadas) por falta de pagamento, devido à fase que o país enfrenta por conta do Covid-19”, argumentou Rocha.

Segundo ele, por conta da pandemia, pessoas que trabalham como autônomas e diaristas estão em dificuldades financeiras. “Esses trabalhadores não estão tendo condições de sair de suas residências, por recomendação do Ministério da Saúde e acabam ficando sem renda. A suspensão destes serviços neste período de isolamento social seria uma medida drástica, perigosa e desumana”.

O parlamentar pede a consideração no período de excepcionalidade. “Que seja considerada uma excepcionalidade, pois tanto a energia elétrica como a água ajudam na qualidade de vida da nossa população”, lembrou.

A sugestão de Rocha ao governador é para as faturas que deixaram de ser pagas, sejam parceladas. “Após a passagem deste momento de crise, as parcelas poderiam ser pagas, a partir de junho, de forma parcelada. O não pagamento das faturas não os tornaria inadimplentes por conta do desejo próprio destas pessoas, mas devido às condições econômico-financeiras do momento”, sugeriu.

Texto e Foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão.