Vereador pede ao governador visita oficial e reformas no colégio Agrícola de Campo Mourão

por Dirceu Portugal publicado 22/08/2023 09h56, última modificação 22/08/2023 09h56

O vereador Marcio Berbet apresentou na última sessão ordinária da Câmara, um requerimento de urgência, solicitando ao governador Ratinho Junior, reformas no Colégio Agrícola de Campo Mourão. Ele pede também a visita do governador às instalações da unidade de ensino público em Campo Mourão.  O documento foi aprovado em plenário por unanimidade e será encaminhado ao Palácio Iguaçu, em Curitiba.

No requerimento, Berbet solicitou reformas, ampliações e a construção de novas salas de aula, e de um alojamento feminino. “O colégio agrícola atende cerca de 250 alunos de todo o estado, proporcionando diariamente aos adolescentes, a oportunidade de aprender e praticar a agricultura familiar e ao final do curso, tendo a formação como técnico agrícola”, comentou o parlamentar.

Segundo ele, o estabelecimento de ensino público tem um histórico no Paraná. “É o maior do Estado e um celeiro de formandos em agronomia, medicina veterinária e outras áreas ligadas à agricultura e pecuária familiar. A realidade da escola é precária, com salas de aulas apertadas e algumas com parede de madeira. No meio do pátio há uma fossa que transborda, levando mau cheiro em todo o ambiente escolar”, contou Berbet, após uma visita ao colégio.

Ele explicou ainda, que as alunas são obrigadas a sair de suas residências muito antes do dia nascer. “O colégio não possui sequer um alojamento feminino e por conta disso, as alunas saem de suas casas de madrugada - por volta das 04 horas, retornando às 21 horas. O colégio necessita de um alojamento feminino para facilitar a vida das estudantes. A intenção desse requerimento é de que sejam realizadas melhorias e novas construções, para proporcionar aos alunos um ambiente seguro e adequado, às necessidades e bem estar dos estudantes, tendo em vista, o reconhecimento do colégio em todo o estado”.