Vereador pede informações sobre retirada de fiação aérea de CM

por adm publicado 27/02/2020 15h31, última modificação 27/02/2020 15h31

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), apresentou na última sessão ordinária da Câmara de Campo Mourão, um requerimento solicitando informações de diversas empresas e órgãos públicos sobre a retirada dos cabos e fiação aérea excedente e sem uso, instalados por concessionárias de telefonia e internet, no município.

O documento será enviado à Regional da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), à agência da Copel em Campo Mourão, Operadora Vivo, Claro, Telefônica, Ligue Telecomunicações, Acnet Telecom e Blz Serviços de Internet.

“Estamos pedindo uma resposta e providencias dos representantes das empresas de telefonia, da Copel e da Anatei, que participaram da Audiência Pública, e que se comprometeram realizar um "mutirão" na cidade, para a retirada dos cabos e da fiação excedente. Desde a audiência já se passaram mais de dois meses e até agora nenhuma ação foi feita”, lembrou Tucano.

Em outubro do ano passado, o presidente da Comissão Permanente de Méritos Temáticos da Câmara de Campo Mourão, Jadir Soares (Pepita), e os vereadores, Edson Battilani, Edilson Martins, Edoel Rocha, Tucano, Sidnei Jardim, debateram com representantes de operadoras de telefonia e de empresas de internet, da Copel e da prefeitura, uma forma de eliminar ou amenizar a exposição do emaranhado de fios de energia, de telefonia, de internet e de TV a cabo, amarrados ou pendurados nos postes da cidade.

“Trafegando pela cidade observamos o aumento no número de locais com a fiação caída em cruzamentos e canteiros das ruas e avenidas, causando transtornos aos transeuntes que por ali passam, e este excesso de fios e cabos em postes deve ser removido com urgência, uma vez que o seu acúmulo desnecessário pode comprometer cada vez mais. A população tem nos cobrado uma posição quanto a este problema”, comentou Tucano.

Durante a audiência, representantes das operadoras comentaram a respeito da falta de informações na hora da substituição dos postes. “Em muitos casos não somos informados da localização dos postes quando são trocados, mesmo assim somos parceiros em iniciativas sugeridas pela Câmara”.

A prefeitura e a Copel decidiram ao final da audiência montar um Comitê Gestor para encontrar uma solução para o problema. As operadoras se comprometeram a tirar a fiação sem uso em um grande mutirão. “A audiência aconteceu em outubro e até agora nenhuma ação aconteceu. Enquanto isso a população cobra uma solução para o problema”, completou Tucano.

Texto e Foto: Dirceu Portugal / Câmara Municipal