Vereador pede retorno dos itinerários e rotas dos ônibus em CM

por Dirceu Portugal publicado 04/10/2021 14h19, última modificação 04/10/2021 14h19

O vereador Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano), protocolou um requerimento em regime de urgência – aprovado na última sessão ordinária da Casa de Leis – solicitando o encaminhamento do documento à empresa de transporte coletivo urbano, Viação Mourãoense, para que retorne com os itinerários e com as rotas de transporte coletivo na Asa Sul, Asa Leste e Asa Norte (exceto a Vila Rural Pedro Kloster Júnior), de Campo Mourão.

Desde o início da pandemia, a empresa reduziu horários e rotas para evitar a contaminação de passageiros e funcionários pela Covid-19. “A solicitação visa atender aos inúmeros pedidos dos moradores que utilizam o transporte coletivo urbano. Como uma boa parcela dos moradores de Campo Morão está vacinada e houve queda nos casos de contaminação, a grande maioria das atividades está retornando a normalidade, desta forma se faz necessário o retorno normal do transporte coletivo”, comentou Tucano em sua justificativa no requerimento de urgência.

O assunto aqueceu o debate no plenário do Legislativo. “Há meses estou recebendo esse tipo de reclamação por falta de ônibus nas linhas, alguém tem de fazer alguma coisa. As pessoas estão cansadas, ninguém aguenta mais andar a pé ou de bicicleta, após um dia cansativo de trabalho”, comentou Tio Leco.

Já o vereador Bina discursou com um tom apaziguador. “Estive na prefeitura, a equipe está ajustando para que a tarifa fique com um preço reduzido. Para que o processo de licitação seja liberado é preciso que o valor da tarifa esteja reajustado”.

O presidente do Legislativo, Jadir Soares Pepita, defendeu o subsidio da passagem por parte da prefeitura. “Cianorte, Maringá, Umuarama, Curitiba entre outras cidades da nossa região, a prefeitura já está subsidiando a passagem”, disse.

Para o vereador Marcio Berbet, o plano de mobilidade urbana é uma das soluções. “Precisamos nos unir - acelerar o plano de mobilidade e a licitação - para que tenhamos um transporte coletivo de excelência”, enfatizou.