Vereador propõe Mérito Desportivo

por adm publicado 04/09/2017 16h48, última modificação 04/09/2017 16h48
Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita projeto de resolução, apresentado pelo vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT), que concede o Título de Mérito Desportivo ao atleta mourãoense Luciano Jorge Holler.

   Na Câmara Municipal de Campo Mourão tramita projeto de resolução, apresentado pelo vereador Professor Cícero Pereira de Souza (PT), que concede o Título de Mérito Desportivo ao atleta mourãoense Luciano Jorge Holler. Outros 11 vereadores subscrevem a proposição.

   O atleta nasceu em 5 de outubro de 1979 e, aos cinco anos, sua família mudou-se de Campo Mourão para Goioerê, onde – influenciado por filmes e séries exibidas pela televisão, começou a se interessar por artes marciais.

   Em 1994, Luciano conquistou sua primeira medalha. Para ajudar nas despesas da família, passou a conciliar os treinos com o trabalho de cobrador em uma locadora de fitas de videogame. Aos 17 anos, já faixa marrom, participou de uma seletiva e foi escolhido para disputar o campeonato mundial, no Canadá. Sem patrocínio e sem condições de custear a viagem, sua mãe vendeu todos os animais que possuía no imóvel rural que residia e conseguiu pagar todas as despesas.

   Luciano Holler foi vice-campeão e no retorno a Goioerê desfilhou pelas ruas da cidade no caminhão do Corpo de Bombeiros. No final do mesmo ano tornou-se faixa preta pela Confederação Brasileira de Karatê Inter Estilos. O retorno para morar em Campo Mourão foi quando tinha 18 anos, com o intuito de atuar como instrutor de karatê.

   No ano de 2003, na Argentina, sagrou-se campeão mundial. No ano seguinte casou-se com a bailarina Pamela (integrante do Corpo de Baile Municipal) e em 2006 nasceu seu primeiro filho: Lucianinho. Também migrou para a Confederação Brasileira de Karatê, vinculada ao Comitê Olímpico Internacional, competindo por Santa Catarina e São Paulo (mas residindo em Campo Mourão).

   Em 2008, com a ajuda da esposa (que preparava-se para o exame de faixa preta), o atleta abriu seu primeiro Dojo, localizado próximo a Escola Educare. “Modesto, medindo apenas 8x4 metros, o Dojo atendia crianças da escola e os alunos mais antigos que o seguiam”, destaca o currículo que acompanha o projeto de resolução em tramitação no Poder Legislativo.

   Seu currículo aponta ainda que em 2013 foi vice-campeão dos Jogos Abertos do Paraná (poucas semanas depois de sofrer um acidente). No ano seguinte foi campeão geral paranaense. No mesmo ano, uma costela fraturada o tirou da final dos JAP’s. Em 2015 foi campeão geral paranaense e campeão Sul Americano em quatro modalidades diferentes, além de conquistar medalha de ouro nos JAP’s. Uma comissão de arbitragem o indicou ainda como Atleta Destaque e assim recebeu a medalha Orgulho Paranaense.

   No ano de 2016 foi novamente campeão paranaense e campeão brasileiro. Já em abril passado, Luciano foi novamente campeão nas modalidades de Kata (luta imaginária) e Humitê (combate) na etapa paranaense do Campeonato Brasileiro de Karatê.