Vereador propõe o monitoramento do IMC dos alunos da rede municipal em CM

por Dirceu Portugal publicado 21/07/2020 13h17, última modificação 21/07/2020 13h17

Miguel Batista Ribeiro, protocolou na Câmara de Campo Mourão, um projeto de Lei, apresentado aos demais parlamentares na última sessão ordinária virtual, para que as escolas da rede pública de ensino monitorem o Índice de Massa Corporal (IMC), dos alunos.

Pelo projeto, o monitoramento será feito através de pesagem e medição de altura dos alunos a cada seis meses. “Os alunos que estiverem com índice abaixo ou acima da faixa considerada normal pela Organização Mundial de Saúde (OMS), devem ter obrigatoriamente, suas condições físicas informadas, formalmente, aos seus responsáveis. Caso a situação persista por dois monitoramentos consecutivos, o Conselho Tutelar e a Secretaria Municipal de Saúde devem ser informados para, se necessário, orientarem os responsáveis legais sobre os procedimentos a serem adotados”, comentou o vereador.

Segundo ele, há necessidade de mais atenção e cuidado com a saúde das crianças e adolescentes. “O projeto visa à prevenção da obesidade e anorexia de nossos estudantes da rede pública municipal”.

Miguel Batista Ribeiro destacou os estudos realizados, foco do projeto. “Atualmente centenas de crianças e adolescentes sofrem de anorexia ou obesidade em nosso País. A Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (ABESO), afirma que em relação à obesidade infantil, o Ministério da Saúde e a Organização Panamericana da Saúde apontam que 12,9% das crianças brasileiras entre cinco e nove anos de idade têm obesidade, assim como 7% dos adolescentes na faixa etária de 12 a 17 anos”.

Texto e foto: Dirceu Portugal/Câmara de Campo Mourão. Foto de arquivo anterior a pandemia do COVID-19.