Vereador sugere redução do ICMS da vacina contra Meningite Bacteriana

por adm publicado 20/03/2019 13h33, última modificação 20/03/2019 13h33

Preocupado com os altos valores das vacinas contra a Meningite, o vereador da Câmara de Campo Mourão, Roberto Cruz Mendes, (Cabo Cruz), protocolou um requerimento - direcionado ao governador Ratinho Junior - solicitando e sugerindo, a redução temporária, através de um decreto, da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), do medicamento utilizado no tratamento da Meningite Bacteriana e também da vacina de prevenção da doença em virtude da possiblidade de surto que tem assustado os paranaenses.

De acordo com um levantamento da secretaria estadual de Saúde (SESA), em 2018, foram registrados no estado, 1.601 casos, sendo 108 mortes. Neste ano, de janeiro a março, foram registrados pelo mesmo órgão, 144 casos, sendo 14 mortes.

A procura pela vacina aumentou após a morte do neto do ex-presidente Lula, em 1º de março, e no Paraná depois da morte de dois adolescentes, uma menina – no dia 26 de fevereiro - em Campo Mourão e um menino em Francisco Beltrão, no dia 5 de março.

A vacina contra a meningite meningocócica C, a mais comum de acordo com o Ministério da Saúde, é oferecida na rede pública de Saúde, porém, as outras duas que previnem contra os tipos B e ACWY, são apenas encontradas em clinicas particulares e aplicadas em mais de uma dose, elevando o custo. Os preços de cada dose variam de R$ 500,00 a R$ 600 para o Tipo B e R$ 300,00 cada dose, do tipo ACWY.

“Em virtude da possibilidade de um surto dessa doença, principalmente na Região de Campo Mourão, Maringá e Cianorte, estou sugerindo ao governo do estado, a possibilidade de reduzir o ICMS nos preços das vacinas”, lembrou o vereador.

A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro. Ela pode ser causada por vírus, bactéria ou fungo, sendo a bacteriana a mais grave.  Os sintomas são febre, dor de cabeça e pescoço rígido.