Vereadora Naiany assume Procuradoria da Mulher em CM

por Dirceu Portugal publicado 08/03/2022 16h33, última modificação 08/03/2022 16h33

Com presença de familiares e de diversas autoridades de vários setores, principalmente a ala feminina, a vereadora Naiany Hruschka Salvadori assinou na manhã desta terça-feira (08), a portaria do exercício do mandato da Procuradoria da Mulher da Câmara de Campo Mourão. O evento foi realizado no plenário do Legislativo, após o final da sessão ordinária, na celebração do Dia Internacional da Mulher.

“Tivemos muitos avanços, mas ainda temos um longo caminho a percorrer. A Procuradoria foi criada para garantir a participação ativa da mulher na política, para cooperar no desenvolvimento de políticas públicas de equidades, para fazer parte de uma rede de proteção à mulher em situação de violência, para fiscalizar os serviços prestados a cada cidadã mouraoense. Acima de tudo, para acolher e orientar mulheres que estiverem sofrendo discriminação ou violência. O gabinete, agora, Procuradoria da Mulher está de portas abertas para todas as mulheres”, lembrou Naiany Hruschka Salvadori.

A vereadora Elvira Lima parabenizou a criação da Procuradoria. “A vereadora Naiany está de parabéns, acredito que as mulheres serão acolhidas da melhor forma pela Procuradoria”, disse.

Miltinho Cidade Nova, Paulo Pilatte, Toninho Machado, Subtenente Macedo, Tucano, Tio Leco, Escrivão Parma, Marcio Berbet, Edilson Martins e Bina parabenizaram as mulheres presentes pelo Dia Internacional da Mulher e também pela criação da Procuradoria.  “Todos os dias são especiais dedicados às mulheres. Tenho orgulho em compartilhar o mandato com você e com a vereadora Elvira Lima”, afirmou o presidente do Legislativo, Jadir Soares Pepita. “Quando a vereadora apresentou a proposta, 100% dos parlamentares concordaram com a criação da Procuradoria, por conta da sua importância para as mulheres”, lembrou Pepita.

A Procuradoria da Mulher do Legislativo foi criada através de um projeto de Resolução - de autoria da própria vereadora – e aprovado em dezembro do ano passado, por unanimidade dos parlamentares.

De acordo com Naiany, a procuradoria - com o cargo ocupado por uma vereadora, indicado pela Mesa Executiva da Câmara - irá promover ações garantindo os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher. “Vamos também zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Poder Legislativo”.

Ela salienta também que a Procuradoria será responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

A vereadora lembrou ainda, que a Procuradoria será independente, terá suporte técnico da estrutura da Câmara e contará com uma Procuradora, designada pela Mesa Executiva da Câmara, com o mandato de um ano, podendo se estender por mais um ano. “O foco está no combate a todas as formas de violência e discriminações, contra a mulher, nas mais diversas áreas”, disse.