Vereadora Naiany toma posse na Procuradoria da Mulher na próxima terça-feira (08)

por Dirceu Portugal publicado 03/03/2022 09h50, última modificação 03/03/2022 09h50

Na próxima terça-feira (08), a vereadora, Naiany Hruschka Salvadori toma posse na Procuradoria da Mulher da Câmara de Campo Mourão. O evento será realizado, após o final da sessão ordinária, que tem início às 09 horas. A posse será dada pelo presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e pelos demais parlamentares.  

A Procuradoria da Mulher do Legislativo foi criada através de um projeto de Resolução - de autoria da própria vereadora – e aprovado em dezembro do ano passado, por unanimidade dos parlamentares.

De acordo com Naiany, a procuradoria - com o cargo ocupado por uma vereadora, indicado pela Mesa Executiva da Câmara - irá promover ações garantindo os direitos, a autonomia e a qualidade de vida das mulheres, além de receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes, denúncias de violência e discriminação contra a mulher. “Vamos também zelar pela participação efetiva das vereadoras nos órgãos e nas atividades do Poder Legislativo”.

Ela salienta também que a Procuradoria será responsável por fiscalizar e acompanhar a execução de programas do governo municipal que visem à promoção da igualdade entre homens e mulheres, da implantação de campanhas educativas, além de cooperar com organismos municipais, estaduais e nacionais, públicos e privados, voltados à implementação de políticas para as mulheres.

A vereadora lembrou ainda, que a Procuradoria será independente, terá suporte técnico da estrutura da Câmara e contará com uma Procuradora, designada pela Mesa Executiva da Câmara, com o mandato de um ano, podendo se estender por mais um ano. “O foco está no combate a todas as formas de violência e discriminações, contra a mulher, nas mais diversas áreas”, disse.

Para o presidente do Legislativo, vereador Jadir Soares (Pepita), a iniciativa da criação da Procuradoria temática para discutir e alavancar políticas para as mulheres no âmbito do Legislativo é uma inovação que trará inúmeros benefícios às mulheres, que sofrem abusos ou maus tratos. “Com a nova Procuradoria criada pelo Legislativo, através da vereadora Naiany, as mulheres terão protegidos os direitos contra a violência e a discriminação”.