Vereadores e empresas debatem hoje a noite excesso de fios de telecomunicações

por Dirceu Portugal publicado 03/05/2021 14h03, última modificação 03/05/2021 14h03

Vereadores, empresas de telefonia, de TV a cabo, operadoras de internet, Aneel, Anatel e Copel se reúnem hoje, às 19h30, por videoconferência, para buscar uma solução para um problema que coloca em risco a integridade física de pedestres, motoristas e usuários das vias públicas.

O excesso de fios de telecomunicações deixados amarrados em postes, caídos em vias públicas ou abandonados em canteiros centrais da cidade, entre outros assuntos relacionados ao uso adequado dos postes da rede de iluminação pública, por empresas privadas de telefonia, internet e tv a cabo, tudo estará em debate. Os interessados podem acompanhar o debate através do link https://edemocracia.campomourao.pr.leg.br/audiencias/sala/42

A proposta da audiência pública foi protocolada na Câmara, através de um requerimento de autoria do vereador, Marcio Berbet, assinado pelos demais parlamentares, aprovado em plenário.

Além de poluir a paisagem, o ‘bolo’ de fios dá um aspecto de desorganização e quando arrebentam - com as ventanias ou em quedas de árvores e postes – colocam em risco a integridade dos pedestres, motoristas e usuários das vias públicas.

“Atualmente é comum observarmos em toda a extensão da cidade, vários fios, advindos de postes da rede de iluminação pública, arrebentados, soltos pelas vias do município ou ainda, amarrados em árvores ou outros locais próximos, sendo que, na maioria dos casos, essas fiações pertencem a empresas privadas dos ramos de telefonia fixa, internet, TV a Cabo entre outros”, comentou Marcio Berbet.