Vereadores participam da abertura do programa CastraPet

por Dirceu Portugal publicado 03/08/2021 15h25, última modificação 03/08/2021 16h24

O presidente da Câmara de Campo Mourão, vereador Jadir Soares (Pepita), e os parlamentares Elvira Lima, Toninho Machado, Sidney Ronaldo Ribeiro (Tucano) e Escrivão Parma, participaram nesta terça-feira (03), da abertura do evento, que pretende esterilizar cerca de 410 animais previamente cadastrados em Campo Mourão. A castração gratuita faz parte do programa CastraPet, uma parceria entre o governo do estado e a prefeitura.

Essa é a segunda vez que a ação do governo do estado é realizada no município. O programa prioriza animais de rua e de famílias de baixa renda, cadastradas no CadÚnico. No ano passado foram castrados 720 animais. O serviço é realizado por profissionais contratados pelo governo do estado e se estende até a próxima quarta-feira (04).

Toda a castração é realizada em uma unidade móvel instalada no pátio da secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (SEAMA). No período da manhã são atendidos os gatos e à tarde os cachorros.

Os animais que serão castrados pela manhã devem ser alimentados à meia noite do dia anterior ao procedimento. Os que serão castrados na parte da tarde devem ser alimentados até às 5h30. O jejum de água é de quatro horas.

Segundo a profissional responsável pelo programa, Girlene Jacob, os cuidados após o procedimento também são importantes. “O tutor deve cumprir a prescrição médica administrando os medicamentos para evitar inflamações e infecções”.

Além de não ter custo com a castração, as famílias ainda ganham a medicação para o pós-operatório e recebem todas as orientações dos profissionais do programa CastraPet.