Vereadores participam da entrega de carrinhos para coletores de recicláveis

por Dirceu Portugal publicado 27/03/2023 15h05, última modificação 14/04/2023 11h00

O presidente da Câmara Edilson Martins e os vereadores Tio Leco e Naiany Hruschka Salvadori (segunda secretária da Mesa Executiva e Procuradora da Mulher, no Legislativo Mourãonse), participaram no último sábado (25), da entrega - pelo prefeito Tauillo Tezelli - de 100 carrinhos destinados à coleta de recicláveis aos coletores que executam o serviço em Campo Mourão.

A entrega foi feita através da Secretaria Municipal de Assuntos da Comunidade (SEMAC), na Praça Alvorada, no Lar Paraná. Os carrinhos foram adquiridos com investimento de R$ 240 mil, viabilizados pelo município em parceria com o deputado federal Ricardo Barros, e cedidos aos coletores em forma de comodato.

Para o vereador Tio Leco – autor de uma Indicação Legislativa solicitando à prefeitura a compra dos carrinhos - contribuir para a aquisição dos carrinhos foi um sonho. “Entregar também foi um sonho. Os coletores também tinha esse sonho de conquistar um instrumento de trabalho próprio que proporcionasse menos esforços, menos gastos com manutenção e um dinheiro extra com a venda dos recicláveis”, disse Leco. “Pensava em conseguir carrinhos novos para os coletores antes mesmo de se tornar vereador, após ser eleito, através da articulação com o deputado Ricardo Barros, consegui realizar esse sonho, meu e deles”, completou.

Ele contou às dificuldades que os coletores enfrentavam por falta de um carrinho próprio. “Às vezes os trabalhadores chegavam ao ferro velho e não encontravam mais um carrinho disponível, eles voltavam para casa e coletavam com sacos plásticos ou qualquer outro meio. Sem contar que se o coletor pegasse o carrinho do ferro velho ele era obrigado a dividir os lucros e só podia vender, ao dono do ferro velho. Agora eles também terão liberdade para vender a quem pagar melhor pelo quilo do produto”, lembrou Leco, que já foi coletor de reciclável. “Sei muito bem a dificuldade que eles enfrentavam, já passei por isso”.

Após a entrega, o vereador contou que já encontrou coletores com os novos carrinhos. “Nós estamos muito felizes, eu por proporcionar a alegria deles e eles por estarem com um equipamento novo. É a valorização dos coletores, é uma conquista de DEUS”, frisou Leco.

Moradora no Jardim Pio XII, a coletora Helena da Silva, comemorou a conquista de um carrinho. “É uma maravilha ganhar meu próprio carinho porque eu trabalhava com um do ferro velho”, disse.

O coletor Edivaldo Bento não acreditou que estava recebendo um carrinho para trabalhar e ganhar seu sustento. “Não vou mais ter que dividir o pouco dinheiro que a gente ganha com o dono do carrinho. Nem estou acreditando. Estamos sendo reconhecido, com o nosso trabalho ajudamos  na limpeza da cidade”, contou.