Vereadores participam da inauguração da pavimentação da Vila Guarujá

por Dirceu Portugal publicado 25/03/2022 22h04, última modificação 25/03/2022 22h04

Janaina Lopes, de 24 anos, moradora na Vila Guarujá, lembra como era desgastante sair de casa em dias chuvosos. Antes de sair de casa, ela envolvia o tênis ou o sapato em uma sacola plástica e se aventurava em meio ao barro, até o ponto do ônibus. “A gente entrava na lotação, tirava a sacola, mas não resolvi muito, sujava a roupa e o calçado do mesmo jeito. Era um sacrifício”, lembra.

Lopes conta também que os carros apresentavam problemas e sempre estavam na oficina. “Tinha buraco esperando lugar na rua, agora ficou ótimo com asfalto em frente de casa. Demorou mais saiu”, brinca.

Na tarde desta sexta-feira (25), o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita) e os vereadores Toninho Machado e Edilson Martins entregaram, junto com o prefeito Tauillo Tezelli, as obras de pavimentação asfáltica em todas as ruas do bairro, distante cerca de cinco quilômetros do centro de Campo Mourão.

“Os vereadores não mediram esforços para aprovar o projeto que dava condições para que a prefeitura realizasse o empréstimo, para pavimentar a Vila Guarujá. Essa obra mudou a vida dos moradores e principalmente, está proporcionando qualidade de vida à toda comunidade. É uma reivindicação antiga que hoje se tornou realidade”, comentou Pepita. “A Câmara lutou incansavelmente para que essa obra fosse realizada”, frisou o presidente da Câmara.

Elisangela Timoteo em seus 20 anos de Vila Guarujá não recorda as vezes que deixou as janelas e as portas abertas. O varal de roupas sempre teve de ficar dentro de casa. “Quando passava um carro na frente de casa, levantava um poeirão e sujava tudo. Era impossível deixar portas e janelas abertas. O varal ficava no quarto onde pegava sol, se colocasse para fora, tinha de lavar a roupa de novo”, contou. “Hoje posso deixar tudo aberto e o varal para fora de casa. Foi uma benção esse asfalto”, disse Timoteo.

Toda a pavimentação, incluindo as obras de emissários, galerias, sinalização de trânsito e paisagismo, teve investimento que ultrapassam os R$ 7 milhões. “Os recursos vieram do governo federal, via financiamento pela Caixa Econômica. Além do asfalto, a comunidade foi contemplada com várias outras melhorias, como anti-pó no trecho de acesso ao centro da cidade pela BR 158”, disse o prefeito Tauillo Tezelli.

O bairro já foi conhecido, no passado, por ser o local onde era depositado o lixo da cidade, até ser construído o aterro sanitário em uma área rural. “Os moradores da Vila Guarujá eram descriminados por morar no ‘lixão’. Agradeço a Deus por tudo ter mudado. Só gratidão a tudo de bom que aconteceu na Guarujá”, contou Adelaide Ferreira, de 75 anos, que reside há 46 na comunidade.

O loteamento foi formado há mais de 40 anos e conta com aproximadamente 400 lotes. Deste total, apenas 79 possuíam escritura e matrícula do processo de usucapião. Outros 232 foram regularizados pela prefeitura em razão da maioria das famílias não dispor de condições financeiras.

“Hoje é um dia histórico para a comunidade da Vila Guarujá e para nós vereadores. Colaboramos com a obra da pavimentação, na reforma do CMEI e tantas outras que ainda estão por vir”, destacou o presidente da Câmara, Jadir Soares (Pepita).